DIRETO DA FÁBRICA SP

Aluguel de Equipamentos e Soluções para Execução, Restauração, Lixamento, Polimento, Pintura, Limpeza e Proteção de Pisos e Revestimentos

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home TIPOS DE PISOS Piso Granilite

Piso Granilite

E-mail Imprimir PDF

piso granilite  ( pag. em construção )

 

 

TÉCNICAS PARA EXECUÇÃO DE PISO DE GRANILITE

Limpeza de todas as impurezas da superfície, tanto da laje ou lastro de concreto.
Aplicação de argamassa com areia grossa lavada e cimento no traço 1x1, bastante homogênea, aplicado com vassourão para obter melhor aderência da regularização.
Em seguida: execução de argamassa; cimento e areia grossa lavada, no traço 1x3. (Não faltar e nem exceder na quantidade de água)
Colocação de juntas plásticas ou de latão para dilatação, formando quadros de acordo com o projeto.
Obs: não ultrapassar 2x2 m.

O GRANILITE pode ser aplicado nas seguintes granulometrias: n. 0, 1, 2 e 3, e nas seguintes espessuras:

  • 08 mm para granulometria n. 0
  • 10 mm para granulometria n. 1
  • 12 mm para granulometria n. 2
  • 15 mm para granulometria n. 3

O GRANILITE é confeccionado com os seguintes materiais: Agregado Minerais moídos: (Mármore, Calcário, Quartzo, etc.) e Cimento (comum ou branco) conforme proporção abaixo:

  • 08 mm - agregado 14 kg. - cimento 08 kg.
  • 10 mm - agregado 16 kg. - cimento 10 kg.
  • 12 mm - agregado 18 kg. - cimento 12 kg.
  • 15 mm - agregado 28 kg. - cimento 16 kg.

Para piso de 12 e 15 mm, acrescentar 04 kg. de agregado p/m2 para semea.
Na superfície usar rolete e desempenadeira de aço.
A cura poderá ser feita com água.
Após a cura, que deverá ser feita com água, pode-se entrar com polimento. Primeiro esmeril de grão n.36 para polimento grosso, e em seguida esmeril n.120 para calafetar com cimento da mesma marca para fechar os poros.
Após 3 a 4 dias, passar máquina com esmeril n.180 para tirar o excesso de cimento da superfície e dar o acabamento liso.
O acabamento final pode ser feito com cera à base de petróleo ou duas demãos de resina acrílica, isto já com a superfície seca.
Colocamo-nos à disposição de V.Sas., para quaisquer outros esclarecimentos que julgarem necessário.

 

Granilite ou granilito? Você pode não saber, mas já pisou nele!

Aplicado em larga escala em casas, no comércio e também na construção civil, o granilite ou granilito continua a oferecer uma grande vantagem: baixo custo de produção e aplicação.


Granilite recente com pedaços de vidro
Diversas constatações relacionadas ao desenvolvimento da cidade de São Paulo nos levam a perceber a forte influência da imigração italiana nos usos e costumes das comunidades paulista e paulistana.

Em uma ligeira enquête, até mesmo entre familiares, podemos enumerar muitos costumes absorvidos. Desde a macarronada, passando por figurinos, música e teatro, todos nós de ascendência italiana direta ou não, nos reconhecemos "italianados".




Porém, ainda nos deparamos com algumas influências italianas a serem "descobertas". Estamos falando do piso granilite ou granilito. Por definição, trata-se de um revestimento de pisos e paredes de superfície contínua e polida, composto de argamassa de cimento com adições de água, pó de mármore ou de outras rochas.

Esse piso recebeu o nome granilite por ter sua aparência semelhante à do granito, pois ao proceder a mistura dos mármores e rochas em sua composição, obtém-se resultados ricos em variedade de cores e desenhos.

Costuma-se dizer que o piso granilite “venceu o tempo” pois, até hoje, é aplicado em larga escala, compondo o piso ou o rodapé, aplicado após a delimitação das juntas de dilatação – em madeira, metal ou plástico colorido.

Trazido pelos imigrantes italianos, o uso desse piso historicamente colaborou na construção da cidade. À época, ele concorria com o mármore, os ladrilhos e os azulejos, todos importados. Assim, despertou grande interesse de uso graças ao seu baixo custo de produção e aplicação sendo, desde então, largamente usado na construção civil.

As primeiras empresas – Tasso & Cia., Carlos Pugliesi e Cia. e Lagarte, por exemplo - responsáveis pela fabricação e aplicação do produto, eram constituídas por imigrantes italianos que participaram da formação de muitos bairros bem familiares a todos nós como, por exemplo, Santo Amaro e Jardins.

Ainda hoje, mesmo após reestruturações, algumas dessas empresas mantêm-se ativas, construindo a história dos pisos industriais no Brasil. Como exemplo podemos citar o senhor Indalécio Santinão, que iniciou suas atividades há 55 anos como aplicador de granilite. Ele era "graniliteiro" e, hoje, aos 76 anos, é empresário com a realização de obras como o Hospital das Clínicas de São Paulo, a Embratel de Cuiabá, as Rodoviárias de Araraquara, Bauru e São Carlos e outras inúmeras pelo Brasil afora, nos afirma: "continuo trabalhando com amor à arte do granilite".

O produto era aplicado em escadas, áreas de circulação, cozinhas e banheiros - comerciais e residenciais. Há algumas décadas vemos o granilite aplicado, principalmente, em escadas e áreas de circulação comercial e residencial, seguindo as tendências da moda na construção civil e na decoração de ambientes.

O baixo desgaste do piso por atritos ou resistência mecânica apresenta espessura de 5 a 8 mm e um ciclo de manutenção favorável - verificado em intervalos de aproximadamente 8 a 10 anos -, sempre foram itens de reconhecida vantagem sobre os demais pisos.

Há, no mercado, empresas especializadas no trabalho de manutenção, havendo dois níveis de limpeza: recuperação - feita em um estágio superficial e a limpeza é feita com produtos químicos – e, em outro, com a limpeza profunda - repolimento.

Embora sujeito às intempéries da economia nacional, o piso granilite teve e tem grande aceitação na história da indústria de construção civil no Brasil. Atualmente, pode-se dizer que a procura pelo produto apresenta crescimento significativo, sendo uma forte opção para novos projetos.

Assim como o mercado, o produto também evoluiu. Exemplo disso é a oferta inovadora no mercado do granilite ensacado já pronto para uso, sem necessidade de proceder-se a mistura. Segundo a arquiteta Simone, coordenadora de marketing da Camargo Corrêa Cimentos, "esse novo produto pretende suprir uma necessidade significativa do mercado, difundindo e facilitando mais sua aplicação e uso".

Você percebeu que mesmo sem saber, já caminhou sobre um piso granilite. E que, pelo movimento favorável e criativo do mercado, ainda pisará muito sobre ele. Veja se olha por onde pisa!

* Esse piso recebeu o nome granilite por ter sua aparência semelhante à do granito.

Última atualização em Sáb, 18 de Agosto de 2012 15:25  

Menu Principal


Aluguel de Equipamentos

Venda de Equipamentos

Ferramenta de Desbaste e Polimento

Peças de Equipamentos de Limpeza e Polimento

engr-pinhao-9-14-16-17-18-d.jpg

Peças e Equipamentos de Limpeza

Aluguel de Equipamento de Limpeza

Aluguel Equipamentos de Limpeza
Aluguel de Equipamentos de Limpeza Para locação dos equipamentos , entrar em contato com a Localimp Assistência Técnica e Locações Ltda localimp@localimp.com.br telefones 11-3337.06.07 fixo 11-983.48.57.63 tim 11-974.23.05.73 vivo 11-966.07.09.59 11-960.98.67.44 nextel 70.01.36.24 radio id 112*52313

Anuncio 1

Anuncio 1
Produtos para limpeza profissional

Cortadoras de Pisos

Alisadoras de Pisos

Polidoras de Pisos

Polidora de Piso
Para anunciar Polidoras de Piso - portal@euseiquemtem.com.br

Lixadeiras para Pisos

Anuncio 2
Produtos para limpeza profissional

Tratamento de Pisos

Polimento de Pisos


Notícias Rápidas

Localimp

Assistência Técnica - Locação e Peças para Equipamentos de Limpeza Prossifional