DIRETO DA FÁBRICA SP

Aluguel de Equipamentos e Soluções para Execução, Restauração, Lixamento, Polimento, Pintura, Limpeza e Proteção de Pisos e Revestimentos

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home TIPOS DE PISOS Piso Granilite

Piso Granilite

E-mail Imprimir PDF

piso granilite  ( pag. em construção )

 

 

TÉCNICAS PARA EXECUÇÃO DE PISO DE GRANILITE

Limpeza de todas as impurezas da superfície, tanto da laje ou lastro de concreto.
Aplicação de argamassa com areia grossa lavada e cimento no traço 1x1, bastante homogênea, aplicado com vassourão para obter melhor aderência da regularização.
Em seguida: execução de argamassa; cimento e areia grossa lavada, no traço 1x3. (Não faltar e nem exceder na quantidade de água)
Colocação de juntas plásticas ou de latão para dilatação, formando quadros de acordo com o projeto.
Obs: não ultrapassar 2x2 m.

O GRANILITE pode ser aplicado nas seguintes granulometrias: n. 0, 1, 2 e 3, e nas seguintes espessuras:

  • 08 mm para granulometria n. 0
  • 10 mm para granulometria n. 1
  • 12 mm para granulometria n. 2
  • 15 mm para granulometria n. 3

O GRANILITE é confeccionado com os seguintes materiais: Agregado Minerais moídos: (Mármore, Calcário, Quartzo, etc.) e Cimento (comum ou branco) conforme proporção abaixo:

  • 08 mm - agregado 14 kg. - cimento 08 kg.
  • 10 mm - agregado 16 kg. - cimento 10 kg.
  • 12 mm - agregado 18 kg. - cimento 12 kg.
  • 15 mm - agregado 28 kg. - cimento 16 kg.

Para piso de 12 e 15 mm, acrescentar 04 kg. de agregado p/m2 para semea.
Na superfície usar rolete e desempenadeira de aço.
A cura poderá ser feita com água.
Após a cura, que deverá ser feita com água, pode-se entrar com polimento. Primeiro esmeril de grão n.36 para polimento grosso, e em seguida esmeril n.120 para calafetar com cimento da mesma marca para fechar os poros.
Após 3 a 4 dias, passar máquina com esmeril n.180 para tirar o excesso de cimento da superfície e dar o acabamento liso.
O acabamento final pode ser feito com cera à base de petróleo ou duas demãos de resina acrílica, isto já com a superfície seca.
Colocamo-nos à disposição de V.Sas., para quaisquer outros esclarecimentos que julgarem necessário.

 

Granilite ou granilito? Você pode não saber, mas já pisou nele!

Aplicado em larga escala em casas, no comércio e também na construção civil, o granilite ou granilito continua a oferecer uma grande vantagem: baixo custo de produção e aplicação.


Granilite recente com pedaços de vidro
Diversas constatações relacionadas ao desenvolvimento da cidade de São Paulo nos levam a perceber a forte influência da imigração italiana nos usos e costumes das comunidades paulista e paulistana.

Em uma ligeira enquête, até mesmo entre familiares, podemos enumerar muitos costumes absorvidos. Desde a macarronada, passando por figurinos, música e teatro, todos nós de ascendência italiana direta ou não, nos reconhecemos "italianados".




Porém, ainda nos deparamos com algumas influências italianas a serem "descobertas". Estamos falando do piso granilite ou granilito. Por definição, trata-se de um revestimento de pisos e paredes de superfície contínua e polida, composto de argamassa de cimento com adições de água, pó de mármore ou de outras rochas.

Esse piso recebeu o nome granilite por ter sua aparência semelhante à do granito, pois ao proceder a mistura dos mármores e rochas em sua composição, obtém-se resultados ricos em variedade de cores e desenhos.

Costuma-se dizer que o piso granilite “venceu o tempo” pois, até hoje, é aplicado em larga escala, compondo o piso ou o rodapé, aplicado após a delimitação das juntas de dilatação – em madeira, metal ou plástico colorido.

Trazido pelos imigrantes italianos, o uso desse piso historicamente colaborou na construção da cidade. À época, ele concorria com o mármore, os ladrilhos e os azulejos, todos importados. Assim, despertou grande interesse de uso graças ao seu baixo custo de produção e aplicação sendo, desde então, largamente usado na construção civil.

As primeiras empresas – Tasso & Cia., Carlos Pugliesi e Cia. e Lagarte, por exemplo - responsáveis pela fabricação e aplicação do produto, eram constituídas por imigrantes italianos que participaram da formação de muitos bairros bem familiares a todos nós como, por exemplo, Santo Amaro e Jardins.

Ainda hoje, mesmo após reestruturações, algumas dessas empresas mantêm-se ativas, construindo a história dos pisos industriais no Brasil. Como exemplo podemos citar o senhor Indalécio Santinão, que iniciou suas atividades há 55 anos como aplicador de granilite. Ele era "graniliteiro" e, hoje, aos 76 anos, é empresário com a realização de obras como o Hospital das Clínicas de São Paulo, a Embratel de Cuiabá, as Rodoviárias de Araraquara, Bauru e São Carlos e outras inúmeras pelo Brasil afora, nos afirma: "continuo trabalhando com amor à arte do granilite".

O produto era aplicado em escadas, áreas de circulação, cozinhas e banheiros - comerciais e residenciais. Há algumas décadas vemos o granilite aplicado, principalmente, em escadas e áreas de circulação comercial e residencial, seguindo as tendências da moda na construção civil e na decoração de ambientes.

O baixo desgaste do piso por atritos ou resistência mecânica apresenta espessura de 5 a 8 mm e um ciclo de manutenção favorável - verificado em intervalos de aproximadamente 8 a 10 anos -, sempre foram itens de reconhecida vantagem sobre os demais pisos.

Há, no mercado, empresas especializadas no trabalho de manutenção, havendo dois níveis de limpeza: recuperação - feita em um estágio superficial e a limpeza é feita com produtos químicos – e, em outro, com a limpeza profunda - repolimento.

Embora sujeito às intempéries da economia nacional, o piso granilite teve e tem grande aceitação na história da indústria de construção civil no Brasil. Atualmente, pode-se dizer que a procura pelo produto apresenta crescimento significativo, sendo uma forte opção para novos projetos.

Assim como o mercado, o produto também evoluiu. Exemplo disso é a oferta inovadora no mercado do granilite ensacado já pronto para uso, sem necessidade de proceder-se a mistura. Segundo a arquiteta Simone, coordenadora de marketing da Camargo Corrêa Cimentos, "esse novo produto pretende suprir uma necessidade significativa do mercado, difundindo e facilitando mais sua aplicação e uso".

Você percebeu que mesmo sem saber, já caminhou sobre um piso granilite. E que, pelo movimento favorável e criativo do mercado, ainda pisará muito sobre ele. Veja se olha por onde pisa!

* Esse piso recebeu o nome granilite por ter sua aparência semelhante à do granito.

Última atualização em Sáb, 18 de Agosto de 2012 15:25  

Menu Principal


Aluguel de Equipamentos

Venda de Equipamentos

Ferramenta de Desbaste e Polimento

Peças de Equipamentos de Limpeza e Polimento

engr-pinhao-9-14-16-17-18-d.jpg

Peças e Equipamentos de Limpeza

Aluguel de Equipamento de Limpeza

Aluguel Equipamentos de Limpeza
Aluguel de Equipamentos de Limpeza Para locação dos equipamentos , entrar em contato com a Localimp Assistência Técnica e Locações Ltda localimp@localimp.com.br telefones 11-3337.06.07 fixo 11-983.48.57.63 tim 11-974.23.05.73 vivo 11-966.07.09.59 11-960.98.67.44 nextel 70.01.36.24 radio id 112*52313

Anuncio 1

Anuncio 1
Produtos para limpeza profissional

Cortadoras de Pisos

Alisadoras de Pisos

Polidoras de Pisos

Polidora de Piso
Para anunciar Polidoras de Piso - portal@euseiquemtem.com.br

Lixadeiras para Pisos

Anuncio 2
Produtos para limpeza profissional

Tratamento de Pisos

Polimento de Pisos


Notícias Rápidas

Joomla! 1.5 - 'Experience the Freedom'!. It has never been easier to create your own dynamic Web site. Manage all your content from the best CMS admin interface and in virtually any language you speak.