DIRETO DA FÁBRICA SP

Aluguel de Equipamentos e Soluções para Execução, Restauração, Lixamento, Polimento, Pintura, Limpeza e Proteção de Pisos e Revestimentos

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Limpeza de Pisos

Limpeza

E-mail Imprimir PDF
Conservação, Manutenção e Limpeza de Pisos Industriais
Além dos produtos e técnicas existentes para manter a qualidade, é importante o uso correto, seguindo as especificações do fabricante com relação ao piso escolhido.

É importante saber que um piso industrial é parte integrante da atividade de qualquer empresa, não importando o segmento de mercado e porte operacional. Uma empresa preocupada com a qualidade e durabilidade de seu piso, deve estar atenta às especificações de limpeza, conservação e manutenção sugeridas pelo fabricante.

Limpeza

Medidas de limpeza se constituem a seco ou a úmido. A limpeza seca é feita com a utilização de um Mop (vassoura que contém panos absorventes em sua extremidade que servem tanto para retirar a sujeira quanto para aplicação de um produto) do tipo pó ou vassoura hidrostática. Já na limpeza úmida existem duas formas para manter o piso limpo: a partir de uma limpeza mecanizada, com lavadoras automáticas que lavam e sugam a sujeira com um aspirador e deixam a superfície seca ou manualmente. Para tanto, utiliza-se Mop do tipo líquido que consiste em um balde duplo com espremedor, Mop do tipo líquido com aplicador de produtos químicos e máquinas lavadoras rotativas com aspiração, dotadas de escovas. Em ambos os casos, são utilizados detergentes que variam de acordo com o tipo de sujeira existente.

Não há como citar especificações dos métodos para cada tipo de piso, existem somente especificações para cada tipo de sujeira ou impregnação. Sujeiras do tipo pó deverão ser removidas com o Mop pó (limpeza à seco), em caso de áreas com impregnações de fácil remoção utiliza-se o Mop líquido. Em áreas limpas, mas com assepsia rigorosa (indústrias alimentícias, farmacêuticas, laboratórios, entre outras) utiliza-se Mop líquido com aplicador de produtos químicos e em áreas com impregnações de difícil remoção utiliza-se máquinas lavadoras rotativas com aspiração, dotadas de escovas soft.

O princípio básico da limpeza é igual para qualquer tipo de piso, o que muda são os produtos destinados a cada um deles, desde um detergente neutro, até um detergente alcalino, dependendo do tipo de sujeira existente.

As enceradeiras industriais, quando aplicadas juntamente com um produto químico, também fazem o serviço de limpeza. É necessário que haja uma rotação adequada, aliada a correta utilização do disco na enceradeira. Com características e abrasividade diferentes, a escolha do disco varia de acordo com o tipo de sujeira a ser removida.

Em pisos porosos (concreto) a limpeza faz parte da conservação, pois em caso de não estar protegido, provavelmente a sujeira irá penetrar pelos poros, dificultando a limpeza, sendo necessário a utilização de produtos bastante agressivos para reverter a situação e que podem danificar o piso.

Em áreas industriais sem grande compromisso com contaminação, indica-se que a limpeza seja feita semanalmente. Já em indústrias alimentícias ou em superfícies que estão propensas a ter contato com graxas e óleos, a limpeza deve ser mais regular.

Manutenção

As empresas de limpeza fornecem os produtos para a conservação e manutenção dos pisos, mas é importante a correta utilização do piso para aumentar a durabilidade e qualidade do mesmo.

Para todos os tipos de pisos com revestimento, além do princípio básico de tratamento e proteção, existem produtos destinados a dar brilho, uma necessidade meramente estética. A aplicação é feita pelo sistema Mop e o brilho surge com a utilização de enceradeiras especiais que trabalham em alta rotação, dependendo da especificação do piso. As camadas deste produto podem ser aplicadas umas sobre as outras, mas após um período de tempo, é necessário retirar tudo e refazer novamente. As mesmas enceradeiras que dão brilho fazem a retirada das camadas do produto:

· Enceradeiras de baixa rotação (175 rpm) são utilizadas para fazer a remoção (quando utilizadas com produtos químicos) e para dar polimento em ceras moles (à base de carnaúba/parafina, pouco resistentes a água e com baixa durabilidade) quando utilizadas com discos.

· Equipamentos de alta rotação (1.200 a 3.000 rpm) são específicos para dar brilho em resinas acrílicas especiais, gerando filmes mais duros.

 

Muitos problemas como buracos e rachaduras surgem devido a falhas na construção ou na colocação do piso e não devido aos produtos aplicados para a conservação da superfície. Em caso de manutenção no piso, na área afetada, deve-se retirar todo produto de proteção para o conserto e, posteriormente, refazer a aplicação.

A manutenção para pisos com pinturas e revestimentos epoxídicos devem ser feitas periodicamente, dependendo do uso e desgaste. Para pinturas e revestimentos espatulados e autonivelantes epoxídicos recomenda-se aplicação, no período de 1 a 2 anos, de uma repintura seguindo os mesmos procedimentos de aplicação de uma pintura nova (descontaminação, polimento, limpeza e aplicação de 1 a 2 demãos de tinta epóxi). Podem ser aplicados também selantes e impermeabilizantes sendo que estes não possuem resistência química aos ataques frequentes de óleos, graxas, solventes, entre outros materiais.

Normalmente, em indústrias (áreas extremamente grandes) é necessário trabalhar por etapas, pois não há a possibilidade de parar o trabalho para fazer a aplicação do produto no piso.

Conservação

Independente do tipo de piso utilizado na indústria, recomenda-se o uso de um produto que faça uma proteção adicional. A aplicação é feita através do Mop, com secagem de 30 a 40 minutos. A duração da camada do produto depende muito do tipo de piso, da frequência de tráfego, entre outras variáveis. Normalmente, a durabilidade varia de 6 a 8 meses, quando é necessário uma nova aplicação. Durante um determinado período é possível aplicar uma camada sobre a outra, mas chega-se a um ponto em que o aspecto já não é mais satisfatório e, portanto, torna-se necessário retirar tudo e aplicar uma nova camada, em um processo chamado limpeza profunda.

A partir do momento que o produto é aplicado, funcionando como um selador,

evita que a sujeira penetre no piso. O objetivo deste tratamento é aumentar a função da vida útil do piso sem que ele se deteriore. Para tanto, é importante a correta utilização de equipamentos como empilhadeiras e carrinhos que, além de preservar os equipamentos e diminuir riscos de acidentes, prolongam a longevidade e a estética do piso escolhido.

Além disso, recomenda-se a utilização de um tapete especial em todas as entradas revestidas para que a área fique livre de sujeiras como pó, areia, óleo, pedrisco, entre outros. O tamanho deve ser tal que a maior rodagem dos veículos possa completar duas voltas se auto-limpando.

A empresa fabricante de pisos, ao finalizar uma aplicação, entrega ao cliente um termo de garantia quanto ao desempenho dos produtos à ataques químicos e resistência a abrasão. Além de um manual de conservação, limpeza e manutenção sobre os produtos mais adequados ao piso escolhido, tendo em vista a conscientização do uso adequado de máquinas e equipamentos sobre o material aplicado mantendo assim a durabilidade e a resistência dos produtos.

 

 

limpeza e organização geral - I

 

 

 

 

 

A limpeza e a empregada

Nem sempre as instruções dadas a empregada são executas ou entendidas. 
A melhor maneira de se comunicar é ter em mente que a outra pessoa não pode guardar todas as ordens de uma só vez.

Então fazer um roteiro da sequencia de trabalho do dia da semana, facilita muito o entendimento, e os resultados serão melhores.

 

 

Abaixo estão dicas importantes de como voce deve agir na organização do trabalho dentro de sua casa:

- Dê instruções sobre armazenamento do lixo, reciclagem e horário do recolhimento do mesmo;

- Estabeleça e indique local para ser colocada toda a correspondência da residência;

- Se houver fumante na residência, indique os locais dos cinzeiros;

- Se houver plantas na residência, estabeleça como fazer as regas e a adubação, e oriente-a sobre dengue;

- Estabeleça o prazo em que são feitas as compras de supermercado e/ou feira;

- Se houver animal de estimação na residência, estabeleça horário e forma de alimentação e higienização;

- Especifique o dia da semana para lavar roupa de cama;

- Estabeleça prazos para limpeza de vidros de janelas;

- Estabeleça prazo para limpeza das pás dos ventiladores de teto;

- Especifique prazo para limpeza de luminárias;

- Estabeleça prazo para a limpeza de paredes e rodapés;

- Especifique o dia do mês para limpar todas as portas (inclusive do hall de entrada do elevador, no caso de apartamento com hall individual);

- Estabeleça as regras e prazo para limpeza de metais, cristais, etc;

- Peça que deixe a prataria que não está sendo usada limpa e embalada em sacos plásticos;

- Oriente que limpe a prataria somente com o lado amarelo da esponja ou flanela;

- Peça que verifique lâmpadas queimadas e providencie a troca;

- Peça que recolha o jornal do dia anterior.

 

 

limpeza e organização geral - II

 

 

Tabela de serviços (exemplo)

 

Voce deve criar sua propria tabela de serviços e imprimir.

 

LIMPEZA
sala
quarto suite
quarto
banheiro social
banheiros
cozinha
varanda
Segunda
o
Terça
o
Quarta
o
Quinta
o
o
Sexta
o
Sabado
o
Domingo

 

Coloque a(s) tabela(s) na cozinha num local bem visivél.

 

 

Dicas para Quartos, Banheiros, Lavanderia e Cozinha

QUARTOS

- Estabeleça prazo para virada dos colchões;
- Estabeleça prazos para limpeza e arrumação dos armários;
- Estabeleça que sapatos devem ser limpos antes de serem guardados.

 

BANHEIROS

- Determine que ela verifique o estoque de papel higiênico, pasta de dente, shampoo, sabonetes e cotonetes, cuidando para que sempre haja itens sobressalentes no armário do banheiro;
- Peça que recolha a roupa a ser lavada dos cestos;
- Estabeleça prazo para lavagem dos ralos.

 

LAVANDERIA

- Oriente-a a lavar separadamente roupas brancas, coloridas, roupa preta e marinho;
- Peça que lave na mão as roupas de lã;
- Instrua-a a lavar camisetas de futebol do lado avesso;
- Peça para que as roupas sociais sejam passadas do avesso para não marcar as costuras;
- Determine que o varal de secar roupas esteja sempre limpo;
- Peça que seja feita uma pré-lavagem das roupas, antes de serem colocadas na máquina de lavar;
- Explique que tolhas de banho, meias, cuecas e lingerie não precisam ser passadas a ferro, sendo apenas dobradas após a lavagem;
- Estabeleça que as camisetas devem ser dobradas e as camisas penduradas em cabides;
- Solicite que as roupas descosturadas, sem botão, manchadas, furadas, queimadas pelo ferro de passar roupa, sem identificação e pés de meia sem pares sejam separadas;
- Peça que mantenha as mangueiras sempre enroladas;
- Especifique que toalhas de mesa e guardanapos sejam engomados.

 

COZINHA

- Determine que limpe geladeira antes da chegada das compras do supermercado;
- Estabeleça que lave todas as frutas assim que chegarem da feira ou mercado;
- Peça que coloque as frutas maduras, na geladeira;
- Instrua que faça torradas "fininhas" ou farinha de rosca, com o pão amanhecido;
- Estabeleça que o galheteiro esteja sempre limpo e completo;
- Especifique prazo para limpeza de geladeira e freezer;
- Especifique prazo para faxina em azulejos e armários;
- Peça que enxugue e guarde a louça; - Estabeleça que lave os potes antes de repor mantimentos;
- Instrua-a para não misturar pano de prato e de limpeza;
- Estabeleça prazo para limpar filtro de água (de acordo com manual de instruções do fabricante).

 

limpeza A - I

 

 

 

 

 

A

Aspirador

É necessário esvaziar o depósito frequentemente , pois um aspirador cujo saco esteja demasiadamente cheio impedirá a passagem do ar, aspirando mal ou não aspirando mesmo, provocando um aquecimento excessivo que danificará o motor.
Guarde seu aspirador em local seco.
Para limpeza externa, use um pano "úmido" com água e sabão neutro.
Em seguida um pano "úmido" com água pura e por fim um pano macio e bem seco.

 

Ar Condicionado

Para limpar o condicionador, primeiramente desligue-o completamente retirando o plugue da tomada.
Faça uma limpeza periódica da frente plástica e do gabinete com uma flanela ou um pano macio ligeiramente embebido em água morna e sabão neutro.
Jamais use detergentes, álcool ou água diretamente sobre a frente plástica. Depois seque com uma flanela limpa e seca.
Não recoloque o plugue na tomada com as mãos molhadas ou úmidas .

 

Aço Inox

Nunca use esponja de aço comum para limpar inox.
Ela arranha as partes polidas e deixa minúscula partículas que podem vir a provocar manchas.

 

Aço - Limpeza de Rotina

Os melhores produtos para conservar o Aço Inox são a água, o sabão, os detergentes suaves e neutros e os removedores a base de amônia, diluídos em água morna, aplicados com um pano macio ou esponja de náilon.
Depois basta enxaguar e secar com um pano macio. A secagem é extremamente importante para evitar o aparecimento de manchas na superfície do produto.

Utensílios de Aço Inox também podem ser lavados em máquinas de lavar pratos.
A pré-lavagem só é aconselhadas em casos de sujeira muito aderente.
Essa limpeza rotineira remove facilmente as sujeiras mais comuns e seu uso constante, quase sempre remove as sujeiras mais intensas.

Aço - manutenção em geral

• Manchas de dedos: como prevenção, aplicar óleo mineral para bebês na superfície.
Para limpeza, usar água e sabão, detergente suave ou produtos em spray específicos para a limpeza do inox.

• Conservação do inox com acabamento espelhado: usar produtos de limpeza para vidros (sem cloreto).

• Manchas d’água: lavar com água limpa e secar bem com pano macio e seco.

• Manchas de óleo e graxa: usar produtos à base de álcool (álcool isopropílico e acetona).
Remover todos os vestígios com solvente, limpando várias vezes com pano suave e bem limpo.
Cuidado para não espalhar as manchas.

• Tintas e pichações: usar removedores de tintas alcalinos ou à base de solventes.
Nunca use raspadores ou facas, para não arranhar o inox.

• Sujeiras abrangentes, resistentes e de difícil identificação:
usar polidor de metal para peças cromadas ou polidor para pintura automotiva

 

Aço - Sujeira Moderada / Manchas Leves

No caso de sujeira moderada, quando a limpeza de rotina não for suficiente, aplique uma mistura feita com gesso ou bicarbonato de sódio, dissolvidos com álcool de uso doméstico, até formar uma pasta, usando um pano macio ou uma bucha de náilon para passar na superfície do Aço Inox.
Se preferir, use também uma escova de cerdas macias, tomando cuidado para não esfregar:
faça-o sempre da maneira mais suave possível, utilizando passadas longas e uniformes, no sentido do acabamento polido, caso houver.
Evite esfregar com movimentos circulares.
Depois, enxague com bastante água, preferencialmente morna e seque com pano macio.

 

Para limpeza de respingos de massa no aço inox: Limpe com solução de ácido fosfórico, enxaguar bem com água limpa e secar.

Para limpeza do aço inox não é recomendado o uso de removedores de massa ou ácido clorídrico diluído, em caso de acidentes, enxaguar o local imediatamente com água limpa em abundância.

 

Aço Inox - Panela

Pela sua capacidade de reter calor, o aço inox facilita o desempenho do forno, economizando energia.
Mas lembre, o inox que vai ao forno deve estar sempre untado.
Para lavar, água morna e detergente caseiro.

 

Aço Inox - Cafeteira

Para deixar sua cafeteira ainda mais bonita, adicione duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio a um volume de água equivalente à sua capacidade, deixe-a ferver durante 10 a 15 minutos numa vasilha e então despeje a solução sobre a cafeteira.
Em seguida, enxágue e segue com pano macio.

 

Aço Inox - Pias

Para limpar as pias de inox, use sabão ou detergente neutro com um pano macio ou esponja de náilon.

 

Aço Inox - Ácido Nítrico

O ácido nítrico (HNO3) é o único ácido mineral que pode ser usado na limpeza do aço inox.
Entretanto, evite seu contato com outros metais, especialmente os feitos a base de alumínio e cobre, comum nos utensílios de cozinha.

 

Aço Inox - Queimados

Para eliminar alimentos queimados ou gorduras deixe o utensílio de molho em água morna com um pouco de detergente.
Depois lave também com água morna usando sabão e esponja de náilon. Esfregue na direção do polimento.

 

Aço - Sujeira Intensa / Manchas Acentuadas

Faça uma pré-imersão em detergente morno ou quente, ou numa solução de um removedor a base de amônia (removedores caseiros) e água.

Se isso não for suficiente para amolecer alimentos queimados ou depósitos carbonizados, recorra a produtos mais agressivos como removedores a base de soda cáustica empregados na limpeza doméstica.

Siga o procedimento indicado para remover sujeira moderada, repita se for necessário, e só se a sujeira persistir utilize um método mais severo, com o emprego de produtos mais abrasivos como os sapólios.
Lembre-se entretanto, que estes métodos podem afetar levemente a superfície do aço inox.
Por fim enxague e siga as etapas da limpeza de rotina.

 

Aço Inox - Manchas de ferrugem

Se a limpeza de rotina não for suficiente para remover as manchas de ferrugem, proceda da maneira indicada para a remoção de manchas leves.
Se contudo, as manchas de tonalidade marrom persistirem é porque algum fragmento de aço comum ficou impregnado na superfície do aço inox.

Com um cotonete embebido em ácido nítrico a 10% faça aplicações tópicas, mantendo o local umidecido durante 20 a 30 minutos.
Repita esse procedimento até a completa remoção.

Em caso de manchas muito resistentes, esfregue o local com uma bucha de polimento e uma pasta feita com abrasivo doméstico fino e ácido nítrico a 10%.
O tratamento com ácido deve ser neutralizado enxaguando-se a área com uma solução de amônia ou bicarbonato de sódio. Imediatamente depois, proceda a limpeza de rotina.

 

 

limpeza B

 

 

 

 

B

Batedeira

Desligue o aparelho, retire o plug da tomada e solte os batedores através do botão ejetor.

Nunca lave o corpo, limpe-o somente com um pano úmido e não use álcool, detergente ou polidores.
Nunca use abrasivos, palha de aço, saponáceos, etc., pois prejudicara o acabamento superficial .

Não lave os acessórios na máquina de lavar louças. Lava em agua morna a sabão neutro.
Nunca molhe o pedestal de sua batedeira.
Fonte: Walita

 

Bateria de carro

Para remover a corrosão da bateria.
Esfregue os terminais da bateria e ganchos com uma solução de água com bicarbonato de sódio.
Depois passe vaselina sólida.

 

Bicicleta

1- Limpe bem a corrente com uma escova ou pincel embebida com querosene, não deixando escorrer para outras partes da bicicleta.

2 - Escove também com querosene as engrenagens próximas à corrente, com cuidado para não deixar entrar no cubo ou no eixo da roda.

3 - Lave a bicicleta com água e sabão neutro com uma esponja suave por causa da pintura . Depois enxague e seque com pano macio.

4 - Seque e limpe as sapatas de freio com thinner ou acetona.

5 - Relubrifique a corrente com duas a três gotas em cada junção de elos.

 

Box I

Para conservar a beleza do seu box, mantenha-o sempre limpo e seco, seguindo as instruções abaixo:
Não use produtos abrasivos, como lixa, palha de aço, etc;
Não use ácidos;
Não use facas ou objetos potiagudos para retirar as etiquetas;
Use somente água, sabão ou detergente neutro ou produtos específicos para limpeza de vidro;

A permanência de gotas de água após o banho pode, eventualmente, provocar manchas d'água;
Portanto remova-as mantendo o box seco e limpo.

 

Box II

Se você já possui as manchas no seu vidro você pode tentar a seguinte dica de limpeza:
- Passe água quente no seu box e em seguida uma esponja macia embebida com vinagre branco.
Use um pano que não solte fiapos ou papel do tipo absorvente ou jornal amassado.
Em seguida seque bem o vidro.

Caso não obtenha sucesso procure por uma vidracaria que trabalhe com box e faça manutenção de vidros.
Eles usam produtos químicos mais abrasivos que removem estas manchas.

 

Banheira (Engorduramento) I

Esfregar com limão e sal.
ou... lave com vinagre quente esfregando em seguida com um pano umedecido na essência de terebentina.

 

Banheira II

Para tirar o amarelado da banheira de louça, passe uma solução de sal e essência de terebintina.

 

Banheiro ecologico

Para limpeza geral de banheiros, escove as as superfícies com bicarbonato de sódio e água quente.

Banheiro I

Lave o chão do banheiro e o vaso sanitário com uma mistura de água e amoníaco ou limpador multiuso.

( Uma mistura de 1/2 xícara de água sanitária, 1/4 xícara de vinagre branco, 1/4 xícara de bicarbonato de sódio e 5 1/2 litros de água morna também é um ótimo produto para lavar o chão).

 

Banheiro II

Banheiros, banheiras, lavabos, pias e ralos. É recomendável despejar freqüentemente um pouco da solução preparada com 1 parte de hipoclorito de sódio para 5 partes de água, deixar agir por 15 minutos.

 

Banheiro III

Para limpar torneira e acessórios cromados do banheiro.
Economize tempo e dinheiro usando um pano embebido em querosene para remover a nata do sabão rapidamente, e o odor do querosene desaparecerá em pouco tempo.

 

 

 

limpeza C - I


 

 

 

 

C

Carpete

Uma desodorização rápida pode ser obtida pulverizando-se o carpete com bicarbonato e aspirando logo a seguir.

Camurça

Pulverizando-a com talco e escovando-a em seguida, ela voltará a mostrar a beleza de sempre.
O talco é de larga utilização, sempre que se precisar de um produto inerte, pode-se utilizar o talco.

 

Celular

Não use produtos químicos corrosivos, solventes ou detergentes fortes para limpá-lo.
Limpe-o com um pano macio e seco.
Se a sujeira não sair use um pano " ligeiramente " úmido de água e sabão neutro, passando logo a seguir um pano somente úmido, e depois um pano macio e seco.

 

Candelabros

Candelabros de metal em latão ou bronze que ficam com restos de velas incrustados em seus corpos, podem ser facilmente limpos:

a) aquecendo o metal para derreter a cera, depois dar um meio banho, esfregando com um pincel e água-raz mineral, (ou essência de terebintina).
Lavar com água e secar com pano.

b) Mergulhar em água fervendo por alguns minutos, que toda a vela vai se soltar e flutuar.
Retirar da água com cuidado e deixar esfriar.

 

Cadeira de palhinha

Tire o pó das cadeiras com um pano úmido.
Em seguida lave as palinhas pelo lado de baixo com água quente, e coloque-as para secar ao sol.
A palhinha esticará.

 

CD

SE O CD ESTIVER SUJO LIMPE-O USANDO UM PANO MACIO E SECO.
Não use benzina, thinner, agentes antiestática ou líquidos de limpeza dos antigos LPs, pois podem danificar a superfície.
Se necessário use os líquidos para limpeza de CDs que existem no mercado, ou álcool etílico.
Nunca limpe no sentido circular do CD.
O movimento correto é saindo do centro para a borda em linha reta.
Se for escrever no CD use o lado do rótulo, escreva com caneta porosa com tinta oleosa.
Não use nunca caneta esferográfica. Não deixe o CD exposto diretamente ao sol, em lugar quente ou úmido.

 

Canil

Um bom desodorante para eliminar aquele horrível "cheiro de cachorro" é esfregar bicarbonato de sódio puro por todo o seu pêlo e sua pele.

CANIL - LIMPADOR DE CANIL A BASE DE EUCALIPTO

Você vai precisar de:

- 30 ml de óleo de eucalipto solúvel
- 10 litros e meio de água
- ½ litro de formol
- 1 litro de hipoclorito de sódio

Passo a passo...

Dilua o óleo de eucalipto em água, mexendo até dissolução completa e acrescente o formol e o hipoclorito de sódio.
Cuidado!! Alguns animais tem maior sensibilidade ao odor dos óleos; neste caso, deve-se utilizar uma menor quantidade de óleo e enxaguar bem o local para retirar totalmente o produto antes de colocar o animal.

Cuidados no manuseio de produtos químicos
- Ler as instruções do rótulo antes de usar o produto
- Manter o local de trabalho limpo, seco e arejado
- Usar os equipamentos de proteção recomendados (luvas impermeáveis, óculos de proteção, máscara, botas de borracha e avental)
- Não manter contato com o produto (usar espátulas, bastões e embalagens limpas)
- Estes cuidados são importantes para proteção individual e para evitar contaminações que possam comprometer a qualidade e prazo de validade do produto pronto.

 

Canis e viveiros

Coloque 50ml de hipoclorito de sódio em 10 litros de água. Deixe agir por 10 minutos e enxágüe em seguida.

 

Cachorro

Um bom desodorante para eliminar aquele horrível "cheiro de cachorro" é esfregar bicarbonato de sódio puro por todo o seu pêlo e sua pele.

 

Cheiro na Geladeira e Freezer I

Depois de retirado todo o gelo, limpe com um pano limpo ligeiramente embebido em água com bicarbonato de sódio [uma colher (sopa) bem cheia em meio litro de água morna] e depois seque com um pano limpo.

Esta mesma solução pode ser utilizada para retirar qualquer cheiro forte que tenha ficado no plástico, mergulhe os vasilhames em água com bicarbonato de sódio, e deixe por vários minutos, depois lave normalmente com água.

 

Cheiro na Geladeira II

Para eliminar odores na geladeira: Coloque num recipiente aberto, umas 3 colheres (sopa) de carvão ativo granulado; esse produto por ser poroso absorve com facilidade os odores indesejáveis.
Trocar com a freqüência de 1 a 3 meses.

Cheiro de tinta I

Para tirar o cheiro de tinta nova, põe-se dentro de cada cômodo uma vasilha com água com bastantes folhas de eucalipto.

 

Cheiro de tinta II

Para retirar o cheiro de tinta, coloque um balde com água contendo 1 colher (sopa) de amônia e deixe durante a noite, refrescará o ar do quarto que está sendo pintado.

 

Cheiro dos sapatos (chulé)

Lavar os pés toda noite com água morna e em seguida esfregar álcool canforado (para preparar o álcool canforado dissolva 100g de cânfora pó em 1 litro de álcool neutro ou álcool de cereais).
Outra dica é passar semanalmente um pano umedecido em álcool absoluto no interior dos calçados.

 

Cigarro - Como retirar o cheiro dos lençois e roupas?

a - Um truque é colocar alguma gotas de água de colonia misturadas na agua de vaporização do ferro de passar.
b - Um outro truque consiste em colocar aquelas roupas que estão cheirando a cigarro dentro balde ou banheira com agua limpa e vinagre branco. Deixe por duas ou tres horas.

 

Cheiro de cigarro

a) Para retirar cheiro de cigarro de algum ambiente fechado é só colocar uma esponja embebida em vinagre atrás de algum móvel.

b) Ponha carvão ativado em pequenas vasilhas para retirar o odor da fumaça de cigarro.

 

Cigarro II

Cheiro de cigarros pode ser rapidamente removido se você colocar um recipiente com Vinagre no ambiente, de preferência em cima de algum móvel alto.
Essa dica elimina também cheiro de tinta fresca.

 

Cheiro na roupa

Cheiro de suor ficar impregnado na roupa mesmo depois de lavada, lave a roupa como de costume e mergulhe a roupa numa solução de água com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio.
Deixe a peça de molho por meia hora antes de lavar a roupa, depois deste tempo lave normalmenteno ultimo enxágüe.

Tecidos não sintéticos – basta colocar algumas gotas de limão numa panela com água e deixar ferver.
Quando a água estiver fervendo, tire a panela do fogo e coloque a roupa de molho por alguns minutos.

Tenha cuidado apenas com roupas de tecidos muito finos, porque esta dica poderá danificá-los e também com roupas coloridas, verifique se a cor é firme.

 

Casa

a) Procure usar Vinagre e Álcool Hidratado para a limpeza de sua casa.
Não são poluentes, não estragam suas mãos e limpam muito bem.

b) Passe aspirador todos os dias, ou varra bem a casa inclusive as frestas entre os tacos e rejuntes de pisos.
O habitat natural das pulgas são os pêlos e poeira.
Após passar o aspirador, esfregue nos pisos, tacos, tapetes e carpetes uma solução de vinagre (misture 1 copo de vinagre para cada litro de água ).
O vinagre funciona como esterilizador.

 

 

 

limpeza C - II

 

 

 

 

 

 

C

Cromados

Para limpar e fazer brilhar um objeto cromado, sem o uso dos produtos comercializados, basta usar cinza de cigarro num pano molhado. esfregando bem...
depois lavar com água limpa e polir com um pano macio e seco.

 

Camurça I

Miolo de pão é muito eficiente na limpeza da camurça (sapatos, casacos, etc.).

Esfregue miolo de pão nos locais das manchas e estas desaparecerão.

 

Camurça II

Pulverizando-a com talco de escovando-a em seguida.
Ela voltará a mostrar a beleza de sempre

Chuveiro (não chuveiro eletrico)

Desenrosque a peça e deixe de molho em uma solução com três partes de água para uma de vinagre. Na manhã seguinte, é só passar uma esponja e ele fica como novo.

 

Cafeteira elétrica

Antes de começar a limpar a cafeteira desligue o plugue da tomada da parede.

Jamais coloque o aparelho debaixo d'água ou torneira.

A parte plástica externa deve ser limpa com pano úmido.

O porta-filtro e a jarra devem ser lavados com água morna e detergente neutro.

 

Congelador

Depois de retirado todo o gelo, limpe com um pano ligeiramente embebido em água com bicarbonato e depois seque com um pano limpo.

 

Cortinas

Manutenção: retire as cortinas para lavá-las em empresas especializadas ou na própria máquina de lavar, se for possível.
Freqüência: a cada seis meses.

 

Cortinas do chuveiro

Para remover o mofo das cortinas do chuveiro: Use bicarbonato de sódio.

 

Carpetes e tapetes - solução ecologica

Para limpar e desodorizar carpetes e tapetes, misture 2 partes de fubá com 1 parte de bórax e pulverize a superfície generosamente.
Deixe descansar por 1 hora e aspire.

 

Carpetes e tapetes

Uma desodorização rápida pode ser obtida pulverizando-se o carpete com bicarbonato de sódio e aspirando logo a seguir.

 

Colchões

Colchões devem ser arejados constantemente para evitar umidade. Se possível, coloque uma vez por mês exposto ao sol.
Para limpar o colchão, use o acessório para estofados de um aspirador de pó.

 

Chulé

1) Banhar os pés à noite com água de anil bem forte. Isso acaba com o mau cheiro de suor dos pés

2) Lavar os pés toda noite com água morna e em seguida esfregar álcool canforado ou iodado.

 

Chicletes

Para remover rótulos, etiquetas adesivas, cola de esparadrapo e chicletes: Descole o máximo que puder.
Mergulhe a peça em água morna e esfregue com um pano macio.

Se o adesivo persistir ou não puder imergir a peça em água morna, esfregue suavemente um pano macio embebido em álcool etílico ou solvente orgânico (benzina, hexano, éter etílico), se não sair molhe a superfície com o solvente e aguarde um minuto e tente a remoção.

Cuidado, nunca raspe a superfície com lâminas, espátulas ou abrasivos grossos. Faça sempre um teste para observar se o solvente não estraga o material.
fonte:Quimirol

 

Caixa d'Água

Material necessário: Esponja, escova plástica, vassoura plástica, panos, balde, hipoclorito de sódio, mangueira com água e regador.

Elimine totalmente a água do reservatório;
Tampe as saídas para que os resíduos não escoem pelos canos;
Diluir 50 ml de hipoclorito de sódio 12% em 20 litros de água e colocar no regador;
Escoar a solução de hipoclorito de sódio diluído pelas paredes da caixa com auxílio do regador;
Deixar em contato por 15 minutos;
Proceder à remoção mecânica dos detritos acumulados nas paredes e no fundo do reservatório, escovando toda a parede interna da caixa com auxílio de uma escova (de cima para baixo). Atenção: para caixas construídas em amianto não usar escova, usar apenas uma esponja, pois a escovação mecânica poderá gerar resíduos de amianto que são tóxicos;
Enxaguar bem a caixa d'água com água corrente (de cima para baixo);
Esgotar toda água da caixa;
Repetir 2 vezes a operação de enxágüe e esgotamento total;
Deixar encher a caixa d'água;
Adicionar 250 ml de hipoclorito de sódio para cada 1.000 L de água;
Deixar em contato durante 2 horas;
Esvaziar novamente o reservatório;
Fazer novo enxágüe com água tratada e esgotar toda água d’caixa
Encha-a e está pronto para o uso;
Inspecionar as saídas do ladrão e do suspiro;
Verificar a conservação interna das paredes da caixa d’água;
Para terminar coloque a tampa.

Atenção: Nunca utilize sabão, detergente ou outro produto de limpeza para lavar a caixa.
Use apenas hipoclorito de sódio ou água sanitária.
fonte:Quimidrol

Obs: Com 1 litro de hipoclorito de sódio você faz 4 litros de água sanitária.

 

Caixa d 'água II

Para fazer limpeza numa caixa d' água de difícil acesso pode-se agir da seguinte maneira :

Encher a caixa com água, para cada 1000 litros adicionar 4 litros de água sanitária.
Deixar a mistura agindo de quatro a seis horas.
Não pode usar esta água.
Depois esvaziar completamente e voltar a encher normalmente.

 

Couro

Use um pano um pouco úmido em água e vinagre, esfregando suavemente até desaparecer a mancha.

 

Cobre

- Panelas e outros objetos de cobre ficam novinhos quando limpos com uma pasta feita com 1/2 parte de farinha de trigo, 1/4 parte de sal e 1/4 parte de vinagre.
Espalhe sobre a peça e deixe secar por cerca de uma hora. Depois é só lavar, enxugar e passar uma flanela bem macia.

 

 

 

limpeza D

 

 

 

 

D

Dobradiças

Manutenção: borrife óleo anticorrosivo (Elgin ou WD40) nas dobradiças das portas para eliminar ruídos.

A lubrificação fará com que as dobradiças estejam sempre como novas.

Aproveite para reapertar os parafusos.

Freqüência: a cada três meses.

 

 

Detergente

Para o detergente ficar mais eficiente, coloque algumas gotas de vinagre na garrafinha.

Misture bem.

Além de tudo é uma baita economia, porque pode comprar um detergente mais barato e assim potencializar seus efeitos.

 

 

 

limpeza E

 

 

 

 

 

E

 

Escova de cabelo / pente I

Escovas de cabelo ou pentes gordurosos pelo uso diário, podem ser limpas com uma solução de água e amoníaco na proporção de 10/1.

 

Escova de cabelo / pente II

Para limpar pentes, escovas e rolos de cabelo:
Adicione 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio em ½ colher (sopa) de hipoclorito de sódio numa bacia com um pouco de água morna.
Coloque os objetos e deixe um pouco, mexendo sempre. Enxágüe e deixe secar no ar.

 

Estanho I

Uma das maneiras mais eficientes de se limpar objetos de estanho, é esfregar com folhas de repolho!
xperimente também serragem com água.

 

Estanho II

Para a limpeza e conservação das peças de estanho você deve usar apenas sabão de côco e água morna.
Para dar brilho passe um pano embebido em querosene, e posteriormente lustrando com uma flanela seca.

 

Estanho - Limpeza Diária

- Remover a poeira com um pano macio e seco, panos úmidos podem manchá-la;

- Não se deve levar a peça ao fogo ou forno, pois poderá ser danificada;

- Deve-se lavá-las com sabão neutro e esponja macia, jamais usar esponjas de aço;

- No caso de peça polida deve-se utilizar Silvo, Brasso ou Limpador de Prata;

- No caso de peça envelhecida ou fosca usar cera em pasta, vermelha, amarela ou laranja (poliflor).

- Não lavar em máquina de lavar louça;

- Não deixar de molho na água, ou flores em vasos por mais de 03 dias;

- Secar com um pano seco e macio;

- Não usar esponjas ou bombril;

- Não deixar sua peça molhada, gotas de água podem causar manchas.

Conservação
- Não levar sua peça ao forno ou fogo;

- Não guardar alimento ou bebida no estanho.

 

Estanho - Polimento

1º - As peças, polidas ou foscas, devem ser limpas com pano macio e álcool;

2º - Polir as peças brilhantes com polidor de latão, por exemplo, o produto Brasso.

Para peças foscas, usar também o polidor Brasso ou cera incolor líquida para clareá-las, caso tornarem-se muito escuras;

3º - Caso o produto Brasso não seja suficiente, utilizar pasta de polir nº 2, semelhante a usada para polir a pintura de carros.

 

Espelhos I

Limpe com um pano macio umedecido com àlcool etilico ou limpa vidros.
Para retirar a mancha embaçada que o álcool deixa utilize uma flanela seca ou então papel higiênico.

Obs: na parte posterior (atrás) dos espelhos não deve ser feita nenhuma espécie de limpeza.

Para manter os espelhos limpos e sem embaçar, esfregue um pouco de sabão ou creme de barbear pela superfície e retire o excesso com um pano úmido, o efeito pode durar uma semana.

 

Espelhos II

Para melhorar os espelhos amarelados, sem brilho e com manchas:

- Quando os espelhos estiverem muito embaçados, passe um pedaço de jornal bem amassado embebido em álcool. Depois, termine a limpeza com outro jornal bem seco.

- Para retirar as manchas de tinta, use um pedaço de pano seco e depois, um pouco de vinagre aquecido.

- Não deixe qualquer tipo de espelho exposto ao sol. A luz e o calor irão estraga-lo, tornando turvo e escuro, além de manchas irremovíveis.

- Para melhorar o reflexo do espelho, passe na parte da frente, vinagre misturado com água, em partes iguais, enxugando logo após com uma flanela.
Fonte www.clecio.com.br

 

Espelhos solução ecologica

Para limpar janelas e espelhos, use 3 colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente.
Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe com água e sabão.
Para secar, utilize um pano de algodão ou jornais velhos.

 

Espelhos limpos e sem embaçar

Para manter os espelhos limpos e sem embaçar, esfregue um pouco de sabão ou creme de barbear pela superfície e retire o excesso com um pano úmido.
O efeito pode durar uma semana.

 

Espelho - Manutenção e limpeza

Uma boa prática de manutenção e limpeza é fundamental para prolongar a vida útil do espelho. Procedimentos incorretos podem comprometer o revestimento de proteção e ocasionar o aparecimento de manchas decorrentes da oxidação, contribuindo para a rápida deterioração do espelho.

As práticas recomendadas para a manutenção e limpeza do espelho Mirage são:

Limpe o espelho com água morna, aplicada com um pano. É o procedimento mais simples e seguro, mas tenha cuidado para não deixar que as bordas do espelho permaneçam úmidas após a conclusão da limpeza.

Nunca use produtos ácidos ou alcalinos para a limpeza do espelho após sua instalação. Esses produtos podem atacar e comprometer a superfície, as bordas e até o revestimento posterior do espelho. Nunca use produto de limpeza abrasivo ( lixas por exemplo) em qualquer superfície do espelho.

Se optar por produtos de limpeza de vidro, prefira os neutros, que não contém amoníaco ou vinagre. Nunca borrife qualquer produto de limpeza diretamente no espelho. Em vez disso, aplique-o em um pano macio e limpe o espelho.

Remova as manchas superficiais ou as sujeiras residentes com palha de aço bem fina, não oleosa. Não use solventes, pois estes poderão atacar e danificar as bordas e revestimento traseiro do espelho.

Ao limpar o espelho, use sempre panos macios e isentos de poeira, para reduzir as chances de riscar sua superfície.

Fique atento para a secagem total de todas as juntas e bordas do espelho. Certifique-se de que nenhum resíduo de produtos de limpeza tenha permanecido em contato com a borda ou com o revestimento posterior do espelho.

Um ambiente ventilado inibe a condensação de umidade, que pode ser corrosiva e prejudicial à conservação do espelho.
Fonte: www.Cebrace.com.br

 

Estofados

Manutenção: a melhor proteção é aplicar película impermeabilizante (Teflon ou Scotchgard), que impede o acúmulo de resíduos de poeira, de alimentos ou de líquidos no tecido.

Para limpar gotas do estofado, passe um pano úmido sobre ele.

Passar um ferro quente (temperatura para algodão) reaviva o brilho do tecido e ajuda a prolongar a vida útil da película, que resiste a cerca de 30 lavagens (pode ir à máquina de lavar); a dica não vale para tecidos que não forem protegidos com a película
Freqüência: uma vez por ano.

 

Esparadrapo

Para remover esparadrados, colas e adesivos: Esfregue suavemente um pano macio embebido em éter etílico, se não sair molhe a superfície com o produto e aguarde um minuto e tente a remoção.

Cuidado, nunca raspe a superfície com lâminas, espátulas ou abrasivos grossos.
Faça sempre um teste para observar se o produto não estraga o material.
fonte:Quimidrol

 

Esquadrias de alumínio

Manutenção: passe cuidadosamente um limpador específico para alumínio, o que evita o escurecimento da esquadria pelo acúmulo de resíduos (poeira).
Troque a impermeabilização das vedações de silicone de janelas e de caixilhos.
Freqüência: sempre que limpar os vidros; o silicone deve ser reaplicado a cada dois anos.

 

Espremedor

Lave as peças após o uso, uma vez que a polpa da fruta é difícil de ser removida depois de seca.
Use apenas água e sabão neutro para a limpeza.
Limpe a base com um pano úmido, não use álcool, detergentes ou polidores.
Nunca molhe a base de seu espremedor.
Nunca use abrasivos (palha de aço, escova de metal ou saponáceos) pois prejudicará o acabamento do aparelho.

Não lave os acessórios na máquina de lavar louça.
Font:Walita

 

Entupimento Ralo

Antes de qualquer coisa deve-se inspeccionar o ralo de passagem, ver se esta desentupido.
Compre alguns metros de arame de aço (loja de material de construção), dobre a ponta antes de começar, para que não vá furar o cano.
Depois vá enfiando com calma, com a sobra do arame (enrolada), tente fazer uma manivela e de tempos em tempos rode o arame dentro do cano, procure sentir quando bate num obstáculo, ai tente rodar o arame, é necessário muita paciência.
Se você achar o local do entupimento "cutuque" várias vezes, para frente e para trás, normalmente o entupimento se desfaz aos poucos, muita calma...

 

 

limpeza F

 

 

 

 

 

F

Fritura

I - Tentar evitar que o cheiro de fritura se espalhe é sonho muito comum.

Aqui está uma dica de solução.
Quando você for fazer frituras, ferva na outra boca do seu fogão uma panelinha com alguns pedaços cascas de laranja.
Deixe em fogo brando para que dure todo o tempo das frituras.

II - Acrescente um ramo de salsa logo que o óleo comece a aquecer.

 

Frutas e legumes

Limpeza de frutas e legumes não cozidos. Lave as frutas, legumes e verduras em água limpa, retirando a sujeira.

Mergulhe por 30 minutos em uma solução de uma colher (chá) de hipoclorito de sódio para cada litro de água limpa, em vasilhame não metálico, lavar novamente com água limpa e guardar os alimentos limpos em local adequado.

 

Fogão

Você pode usar água morna e bicarbonato de sódio para limpar o fogão.

 

Fogão II

1- Use somente esponja ou pano fino com água e sabão neutro, enxaguando logo após com pano seco e macio;

2 - N ão use ácidos, abrasivos, produtos tóxicos, bombril ou palha de aço;

3 - Não jogue água enquanto o fogão ainda estiver quente, mudanças bruscas de temperatura são prejudiciais, podendo até rachar o esmalte;

4 - Nunca jogue água nos queimadores, isto provoca o aparecimento de ferrugem. Limpe com esponja ou pano fino com água e sabão neutro, enxugando com pano macio logo após;

5 - Verifique se os furos dos queimadores não estão entupidos. Use um palito de madeira ou nylon.

 

Forno Elétrico

Nunca molhe seu forno elétrico. Retire sempre o plug da tomada antes de iniciar qualquer trabalho de limpeza, que deve ser feito com um pano úmido e com o aparelho completamente frio.

Retire a bandeja coletora , lavando-a com água e sabão, o mesmo acontecendo com a grelha.
Estas peças devem ser limpas após cada utilização, para evitar que eventuais acúmulos venham a causar fumaça ou odores desagradáveis.

Evite o uso de palhas de aço ou outros produtos abrasivos, sprays ou qualquer produto para limpeza de fornos a gás.

Em caso de resíduos ou excessos de gordura no vidro e nas paredes internas use uma esponja macia levemente umedecida em água morna com detergente neutro.
A seguir retire o detergente com um pano úmido e depois seque com uma toalha de papel.
Fonte:Walita

 

Freezer

Nunca use produtos abrasivos, removedores ou detergentes.Após o termino do degelo efetue a limpeza como segue:

1 - Internamente limpe com um pano umedecido em água morna passando a seguir um pano seco.
Não forre as prateleiras com toalhas ou plásticos, pois impedirão a boa circulação de ar.

2 - Externamente use pano ou esponja umedecida em água e sabão neutro. A seguir passe um pano úmido; por fim um pano seco, enxaguando bem.

Tire o pó da parte traseira da geladeira apenas com espanador.

 

Ferramentas

Remova a ferrugem das ferramentas de jardim, esfregando com lã de aço embebida em água raz mineral (querosene ou essência de terebintina).

Depois esfregue forte com um pedaço de alumínio fino, curvado. Este método também protege contra a ferrugem.

 

Ferrugem

Para tirar ferrugem de móveis com metal, esfregue um pouco de essência de terebintina no metal.

Ferro Elétrico

Desligue da tomada. Deixe o ferro esfriar completamente.

Limpe a base da superfície do ferro com um pano umedecido em água e detergente neutro.

Seque o bem com um pano macio. Passe então um pouco de cera incolor para automóveis, enxugando logo a seguir com pano seco. Fica como novo !

Jamais use produtos abrasivos (palha de aço, bombril, sapólio,produtos para limpeza pesada, vinagre ou esponjas) que podem riscar a base e danificar o ferro.

 

Ferro Elétrico II

Para remover os depósitos minerais do interior de seu ferro de passar roupas a vapor...

Encha-o com partes iguais de água e vinagre e deixe o vapor sair por alguns minutos.

Desligue e deixe parado por uma hora. Esvazie e lave bem com água limpa.

 

Forno Microondas

Internamente use somente um pano úmido com sabão ou detergentes neutros.Nunca utilize produtos abrasivos, removedores ou detergentes.

Para limpeza do gabinete e porta, use um pano com água e sabão neutro.
Em seguida um pano úmido e por fim um pano seco.

O painel de controle deverá ser limpo apenas com um pano seco.
Limpe imediatamente qualquer liquido ou alimento derramado dentro do forno

 

Forno MicroOndas (Removendo Odores)

Junte 1 xícara (chá) de água e 2 fatias de limão em uma jarra refratária.

Aqueça por 2 minutos, Potência Alta.

Retire a jarra de dentro do forno e limpe-o com um pano macio.
Fonte:Walita

 

Freezer "Odores"

Limpe com um pano embebido em água com bicarbonato de sódio

 

Frigideiras e formas

Para retirar a gordura de frituras ou assados de frigideiras e formas, encha-as com água e bagaço de limão, fervendo o conteúdo por cinco minutos.

 

Flores artificiais

Para limpar flores artificiais, ponha-as num saco plástico com sal e sacuda com força.
Depois de lavadas, as cores ficarão bem mais vivas.

 

 

limpeza G

 

 

G

 

Geladeira (Removendo Odores)

I - Coloque uma xícara destampada cheia de leite na geladeira
ou...
cascas de ovos, por serem porosas, as cascas dos ovos absorvem com facilidade os cheiros.

II - Cascas: Para retirar odores fortes experimente lavar algumas cascas de ovos, quebra-las em pedaços menores e coloca-las num recipiente aberto dentro da geladeira.
Como são porosas fazem muito bem este trabalho.

III - Para retirar os odores, você pode deixar um chumaço de algodão embebido em vinagre dentro da geladeira.

IV - Coloque dentro dela um pires com pó de café.

 

Geladeira / Vasilhames de plástico

Para tirar o cheiro forte na geladeira ou de vasilhames de plástico, lave-os com bicarbonato de sódio diluído num pouco de água.
No caso dos vasilhames, deixe-os mergulhados nessa solução durante algum tempo.

Garrafas térmicas

O mau cheiro em garrafas térmicas pode sair com ajuda da borra de café e água quente.

 

Garrafas térmicas II

ROTINEIRA:
- Após o uso, lave a ampola com água, de preferência quente, e sabão neutro. Mantenha-a na posição vertical.

- Fora de uso mantenha a garrafa aberta para evitar odores indesejados.

- Antes de reutilizá-la, enxágue-a bem.

 

PERIÓDICA:
- Lave a ampola (vidro prateado) com uma solução de água quente e bicarbonato de sódio para retirar resíduos do líquido. Enxágue-a bem.

- Não use utensílios de metal para limpar a ampola de vidro, pois ela é frágil.

 

 

 

limpeza J/L

 

 

J/L

Jóias

Dar um banho com agua quente e sabão de côco ou detergente neutro e esfregar com uma velha escova de dentes.

 

Janelas - Parapeito

Para limpar os parapeitos de janelas com pingos, coloque um pouco de álcool num pano macio e esfregue na superfície.
As manchas não só desaparecerão, bem como os parapeitos ficarão como pintados de novo.

 

Louça - solução ecologica

Para lavar a louça, não utilize detergentes comerciais que produzem espuma desnecessária.

Substitua-os por sabão em pedra dissolvido em água quente. Se necessário, adicione vinagre para limpeza de gorduras.

Em panelas e fôrmas queimadas, cubra a área com uma fina camada de bicarbonato de sódio e água e deixe descansar por algumas horas antes de lavar.

 

Livros (Traças)

Retire todos os livros das prateleiras.
Limpe a prateleira com pano úmido.
Limpe os livros com um pano, um por um, abra-os para as páginas receberem luz.
Recoloque nas prateleiras. Livros mais antigos e raros devem ser colocados em plástico hermeticamente fechado.

 

Ladrilhos I

Para limpar entre os ladrilhos usa-se uma velha escova de dentes molhada em água quente e sanitária.
Lavar com agua pura depois de uma hora.

 

Ladrilhos II

Para limpar entre os ladrilhos usa-se uma velha escova de dente molhada em numa mistura de 1 parte de hipoclorito de sódio e 5 partes de água.

 

Ladrilhos e ceramicas

Para uma limpeza leve, lave os ladrilhos com uma solução de ½ xícara de amônia, ½ xícara de vinagre branco, ¼ de xícara de bicarbonato de sódio em 1 litro de água morna.

 

Liquidificador

Coloque no copo, água fria ou morna e sabão em pó ou detergente.
Ligue por alguns segundos, desligue, retire o plugue da tomada, enxague o copo com água limpa. Tome cuidado com as lâminas afiadas.

Nunca use abrasivos, palha de aço, saponáceos, etc., pois prejudicara o acabamento superficial do copo.

Nunca lave a base do seu liquidificador, limpe-a somente com um pano úmido e não use álcool, detergente ou polidores.

Não lave os acessórios na máquina de lavar louças.
Fonte: Walita

 

Lixeiras de plastico

Lavar semanalmente, encha a lixeira com a solução preparada com 50 ml de hipoclorito de sódio para cada 2 litros de água, deixe por 10 minutos, depois mexa a solução e descarte.
NÃO usar em recipientes metálicos.

Lixo e Lixeiras

Se os cachorros viverem perturbando suas latas de lixo, salpique amônia nos sacos de lixo antes de coloca-las na lata.

Para evitar moscas nas latas de lixo, lave-as diariamente e deixe secar ao sol.
Depois salpique um pouco de sabão em pó dentro.

Limpeza Geral

O Vinagre é ótimo complemento na limpeza de louças, vidros e cristais, fornos, alumínios, talheres, inox, garrafas térmicas, geladeiras etc.

 

O Vinagre desengordura, tira cheiro, remove manchas e traz de volta o brilho dos materiais

 

 

 

limpeza M - I

 

 

 

 

M

 

Máquina de lavar roupa

Quando sua máquina de lavar começar a mostras as primeiras deficiências, aqueles defeitinhos chatos que não comportam chamar alguém especializado para consertar, experimente esta dica: coloque-a em movimento com uns quatro litros de vinagre em vez de roupas.
O vinagre vai limpar todos os resíduos de sabão ou de sujeira que se acumularm nos cantinhos mais escondidos, e que podem ser a causa do mau funcionamento do aparelho.
Você verá como a eficência da máquina melhorará.
Fonte:Mulherdeclasse.com.br

 

Máquina de lavar louças

Para retirar os odores, você pode deixar um chumaço de algodão embebido em vinagre dentro da máquina de lavar louças.

 

Madeira I

Envernizados, Laqueados, Tingidos, Revestimentos Melamínicos

Retirar o pó com flanela seca, e/ou pano limpo, macio, levemente umedecido.
Aplicar lustra móveis comum, exceto no acabamento laqueado branco, pois pode manchar.
Não empregar produtos químicos ou abrasivos que possam danificar o produto.

Para produtos com revestimento melamínico, limpar com pano umedecido, com sabão neutro ou outros produtos de limpeza que não sejam abrasivos.

Vasos em madeira devem receber a cada 06 meses uma proteção com óleo de linhaça.

 

Madeira II

Madeira com pintura texturizada ou com melamina(fórmica), utilize para limpeza diária um pano macio umedecido com água. Caso seja necessária uma limpeza mais pesada, utilize o pano macio umedecido com água e sabão neutro.
Obs.: Não utilize nenhum tipo de solvente ou lustra móveis.

Madeira com verniz poliuretano : para limpeza diária, utilize pano macio umedecido com água.
Obs: não utilize solventes ou lustra-móveis.

 

Madeira III

Água Oxigenada - Para limpar mármore e eliminar manchas de tinta da madeira .

 

Madeira IV

Dependendo do tipo de madeira, pode-se utilizar p/ limpeza interna de móveis a essência de terebintina.

 

Mármore - manchas

Uma solução feita de um volume de água oxigenada por três volumes de água destilada, coloque ainda algumas gotas de amoníaco.

Passe com pincel a mistura nas manchas.

Deixe por alguns minutos, em seguida lave e deixe secar.

Caso não consiga um bom resultado na primeira vez , repita a operação.

 

Mármore (gordura)

Coca-Cola, esfregar com pano, depois com sabão.

Outra maneira de limpar é: misturar vinagre com água morna e passar com pano.

 

Mármore - opaco

Para dar mais vida aos lugares opacos de um mármore, esfrega-se um pano embebido de ácido oxalico.
Depois lave bem com agua limpa e dê brilho com pano macio e cera.
Não esqueça de ler com atenção as recomendações de segurança do fabricante.

 

Marfim teclas brancas do piano

Como manter brancas as teclas de marfim de um piano?
O marfim para se manter branco deve estar sempre que possivel exposto a luz. Sem luz ele acabara por amarelar.
Para limpar as teclas coloque um pouco de bicarbonato de sódio num pano macio e umido e esfregue gentilmente uma por uma.
Enxugue com um pano limpo e umido, e depois com pano macio e seco.

 

Marfim amarelado como limpar ?

a - Agua oxigenada pode funcionar muito bem.
b - Suco de limão diluido em água na mesma proporção (se tiver partes em metal, evite toca-las com o liquido), esfregue com um pano .
Enxugue com um pano macio e umido. Por ultimo um pano seco.
c - Se tiver muito amarelado o melhor é levar uma joalheria, para uma limpeza profissional.

 

 

limpeza M - II

 

 

 

 

M

Mãos (Cheiro de alho)

I- Para tirar aquele cheiro incomodo de alho das mãos , basta esfrega-las bem com açúcar.

II- Passe sal grosso pelas mãos (ainda sem molhar), de seguida lave as mãos normalmente...

III- Esfregue as mãos com pó de café (fresco, usado ou mesmo café solúvel) e lave-as em seguida normalmente

IV- Coloque as mãos embaixo de agua corrente esfregando qualquer objeto de aço inox... faca, etc.

 

Mãos II

1 - Retire o odor de alho das mãos, esfregando-as com salsa fresca durante um ou dois minutos depois lave-as bem.

2 - Dizem que se você não esfregar as mãos e simplesmente as deixar debaixo de agua corrente por um par de minutos, o cheiro desaparecerá.

3 - Uma boa maneira de retirar o cheiro de alho ou cebola das mãos, é esfrega-las com pó de café usado.

4 - Outra sugestão é abrir a torneira, e debaixo dessa agua corrente esfregar cuidadosamente mãos com uma faca de metal entre elas.

5 - Podemos retirar o cheiro desagradável de cebola das mãos esfregando as mesmas com caldo de um limão assim que terminarmos de utilizar o condimento.

 

Mãos (cheiro de peixe)

Utiliza-se suco de limão ou vinagre (solução contendo aproximadamente 6% de ácido acético) para lavar as mãos e eliminar o odor de peixe.

O limão e o vinagre são ácidos (H+) e vão neutralizar a metilamina responsável pelo cheiro do peixe.

 

Micro-ondas

- Limpe seu forno de microondas fervendo Vinagre nele.
Misture um quarto de copo de Vinagre e um copo de água em uma pequena tigela e esquente por 5 minutos.
Isto elimina os odores que perduram e amolecem as manchas de alimentos.

 

Micro-ondas odores

I - Para retirar qualquer odor do microondas, limpe o interior dele com um pano embebido numa solução de bicarbonato de sódio e água morna.

II - Junte 1 xícara (chá) de água e 2 fatias de limão em um recipiente que vá ao microondas.
Aqueça por 2 minutos na potência alta.
Quando o vapor assentar, limpe com um pano macio.

III - Colocar uma tigela com água e algumas folhas de louro, ligue na potencia alta e deixe ferver.
Fervido, desligue o microondas e deixe a tigela descansar no interior do microondas por 10 minutos

 

Molduras

Para limpar suas molduras, aplique terebintina com uma esponja macia.
Se elas ficarem um pouco grudentas, não se importe, secará sozinha.

 

Movel com Mofo

I - Para evitar o mofo nos armários e nas gavetas deve-se colocar pedaços de giz dentro deles .

II - Se o móvel estiver mofado e com cheiro
- Ferva um litro de vinagre e coloque a panela imediatamente dentro dele. Deixe a panela destampada e o móvel fechado. Esta panela deve ficar por duas horas no móvel para que o cheiro do vinagre entranhe.
Depois retire a vasilha, e passe um pano molhado com o próprio vinagre, por dentro e por fora do móvel. Fonte:SoFestas.com.br

III - voce pode usar agua sanitaria diluida. Assim como bicarbonato de soda, vinagre ou suco de limão.

IV - Um truque que funciona é: colocar dentro do armario um copo de leite fervendo, espere (o tempo) o leite esfriar, abra as portas e vera que o cheiro sumiu.

 

Moveis (gordura)

I- As manchas de gordura devem ser retiradas rapidamente para não dar tempo que penetrem profundamente na madeira. Esfregue a mancha com gasolina e terebentina.
A seguir coloque talco e passe o ferro quente por cima da mancha a um ou dois centímetros de altura.
Esfregue suavemente com pano macio.
II- Para retirar uma mancha de gordura, basta esfregar delicadamente com um pano e fluido de isqueiro.

 

Moveis (cera de vela)

Coloque uma folha de papel absorvente dobrada duas vezes, sobre a mancha, a seguir passar o ferro "morno". Polir com lustra moveis.

 

Móvel envernizado

- Umedeça um pano com água quente e esfregue com movimentos circulares sobre a mancha da cera.

 

Metais

Pintura epóxi, cromado, ferro.

Retirar o pó com flanela seca e/ou pano limpo, macio, levemente umedecido, podendo ser empregado detergente neutro, devendo ser seco a seguir, evitando ferrugem.
Não usar buchas ou produtos ásperos/abrasivos, que podem danificar a pintura, nem álcool ou produtos químicos que contenham solventes.
Evitar batidas, pois danificam a proteção contra ferrugem

 

 

limpeza O


 

 

O

Odor - veja na pag. Cheiro

Óleo - Poças

Se seu carro deixou cair um pouco de oleo sobre o chão da garagem, você pode retira-lo da seguinte forma:

Coloque uma porção de cimento em pó sobre a mancha.

Deixe absorver o tempo que for necessário.. em seguida varra tudo para o lixo.

 

Oleo no chao da Garagem

Para retirar as manchas de óleo do chão de sua garagem, faca o seguinte:

Deixe-as de molho por alguns minutos em solvente, coloque uns jornais e deixe secar.

Lave em seguida com uma solução de detergente, 1 xícara de água sanitária e água fria...

Repetir até ficar completamente limpo.

 

Ouro

Para limpeza utilize uma solução de água morna, sabão de coco diluído e um pouco de amoníaco (à venda em farmácias).

Mergulhe a peça por alguns minutos, enxague, seque com pano macio.

Evite o contato com produtos químicos; perfumes, cosméticos, cloro de piscina, produtos de limpeza.

 

 

 

limpeza P - I

 

 

P

 

Panelas - Norma Geral

Panelas foram feitas para produzir alimentos e não para servir ou manter sob refrigeração.

Retire os alimentos das panelas e os coloque em recipientes próprios tanto para servir como para refrigerar.
Fonte: www.mta.com.br

 

Panelas II

I- Para retirar um cheiro forte que ficou na panela onde se cozinhou peixe(por exemplo), coloque na panela água com folhas de chá já usadas e deixe ferver tampada por alguns minutos...

II- Cozinhar cascas de batata, deixando ferver bem é uma boa maneira de limpar manchas de uma caçarola...

III- Se você deixou queimar a comida no fundo da panela !!!

Para tirar o queimado coloque um pouco de água misturada com bicarbonato de sódio e deixe ferver.

 

Qual é a melhor maneira de limpar minha panela de Pressão?

Todos seus componentes podem ser limpos simplesmente com água quente e sabão.

A Panela de Pressão em aço inoxidável pode ser levada à máquina de lavar louça.

A borracha de vedação, a válvula de funcionamento, assim como os dispositivos de segurança devem ser limpos e verificados, uns após os outros, depois de cada utilização para garantir a segurança de sua Panela de Pressão (veja seu manual de instruções).

A tampa pode ir à máquina de lavar louça desde que o módulo de comando e a borracha de vedação sejam retirados (dependendo do modelo).

 

Qual é a melhor maneira de limpar minha panela de Pressão se ela escureceu?

Elas podem ser removidas com uma esponja levemente abrasiva (própria para o uso de produtos com revestimento antiaderente), com detergentes ou saponáceos líquidos em pouca quantidade até atingir o resultado esperado.

Consulte sempre as instruções de uso do produto.
-Para os modelos em aço inoxidável, lave a Panela de Pressão com uma esponja não abrasiva.
Fonte:www.t-fal.com.br

 

Panela Queimada

Queimado no fundo da panela sai mais facilmente se ficar de molho com bicarbonato de sódio por algumas horas.
Depois é só lavar normalmente.

Se a comida grudou, encha a panela com água quente e duas colheres de sal ou bicarbonato.
Lave depois de meia hora.

Deixar de molho apenas com um pouco de sal também ajuda.

 

Panelas de ferro

Lavar com esponja macia + detergente neutro

Para evitar que enferruje = Colocar no forno bem quente para secar, deixar esfriar e passar uma leve camada de oleo de cozinha antes de guardar .

 

Panelas de AÇO INOX

Lavar com esponja macia + detergente neutro

Nunca arear (utilizar palha de aço, esponja dura ou sapóleo)

Para retirar manchas = encher a panela com água quente e suco de um limão espremido, pode ser utilizado também, duas colheres de vinagre branco de maçã.

Para clarear e eliminar fundos queimados = Colocar água até a metade da panela com bastante bicarbonato de sódio e deixar ferver em fogo brando até clarear (pode ser utilizado ao invés do bicarbonato de sódio, sal de cozinha ou vinagre)

A utilizar sempre fogo brando

 

Panelas ESMALTADAS

Lavar com esponja macia + detergente neutro

Para evitar o amarelamento = Passar álcool na área esmaltada ou pano macio embebido em uma solução com uma colher de sopa de cloreto de potássio dissolvido em um litro de água.

Para retirar manchas = colocar em solução de 2 colheres de chá de alvejante (água sanitária) + 600 ml de água.

Deixar por 2 horas no máximo para evitar danos ao esmalte.

Não utilizar se existirem pinturas ou decalques na superfície interna.

 

Panelas de VIDRO

Lavar com esponja macia + detergente neutro

Para tirar manchas escuras = deixar em banho maria em uma solução de cinco colheres de sopa de bicarbonato de sódio + um litro de água

Para evitar manchas = não levar vazia ao fogo

Panelas de BARRO (CERÂMICAS)

Lavar com esponja macia + detergente neutro

CURA - antes de usar pela primeira vez, deixar de molho em banho maria por cerca de 20 minutos com água fervente = tira cheiro e gosto.

Use preferencialmente panelas de barro ou cerâmicas ofuscadas.

 

Panelas de PEDRA SABÃO

Lavar com esponja macia + detergente neutro

CURA = Antes da primeira utilização, untar com óleo por dentro e por fora, encher de água e levar para o forno bem quente (200ºC) por duas horas.

 

Panelas de COBRE

Lavar com esponja macia + detergente neutro

Nunca arear (utilizar palha de aço ou sapóleo)

Preparar uma mistura em partes iguais de farinha de trigo + vinagre branco de maçã - Esfregar com um pano até limpar a panela de cobre - Lavar com água quente e secar bem

Para remover azinhavres - passar a metade de um limão num pires com sal.

Esfregue-o na parte manchada do cobre. Lavar e secar bem.

Devem ter a superfície interna revestida de politetrafluoretileno (PTFE), titânio ou aço inoxidável.
Fonte: www.mta.com.br

 

Panelas de ALUMINIO

Lavar bem as panelas de aluminio com esponja dura e sabão de coco ou detergente.

Secar imediatamente para prevenir manchas de água

Nunca arear (utilizar palha de aço ou sapóleo)

Para retirar manchas = encher a panela com água quente e suco de um limão espremido, pode ser utilizado também, duas colheres de vinagre branco de maçã.

Para clarear e eliminar fundos queimados = Colocar água até a metade da panela com bastante bicarbonato de sódio e deixar ferver em fogo brando até clarear (pode ser utilizado ao invez do bicarbonato de sódio, sal de cozinha ou vinagre)

Evite preparar alimentos ácidos como vinagrete, molho de tomate, maioneses e outros.

 

Pasta para limpar Panelas de Aluminio

Material necessário
- 11 copos (americanos) de água
- 1 sabão em pedra de cor amarela
- 3 colheres de sopa de vinagre

Modo de preparo
Rale o sabão e colocar no fogo com a água. Acrescentar o vinagre. Deixe desmanchar tudo.

Vai ficar um líquido. Deixe esfriar um pouco e distribua em potes individuais. Vai virar uma pasta.
Fonte:SoFestas.com.br

Panelas de TEFLON OU TEFAL

Lavar com esponja macia + detergente neutro

Não usar palha de aço, sapóleo, facas ou qualquer material que produza riscos.

Para retirar manchas = passar pó de café com um papel absorvente.

 

Panela antiaderente T-Fal

Lavá-la com água e sabão é suficiente.
A Panela precisa ser limpa toda vez que é utilizada para que possa ser removida a película de gordura que pode ficar na superfície.

Se a Panela é limpa apenas com papel-toalha ou enxaguada com água, a película pode não ser removida totalmente e pode cozinhar na próxima vez que você for usar a Panela e assim podem aparecer manchas.
Uma esponja levemente abrasiva (especial para produtos com revestimentos antiaderentes) é ideal para limpar tanto a parte interna quanto a externa da Panela.

 

Panelas T-FAL podem ser lavadas sem problemas na máquina de lavar louça?

Todas as panelas T-FAL podem ser lavadas sem problemas na máquina de lavar louça, entretanto, elas são tão fáceis de limpar que geralmente isso não se faz necessário.

Se você preferir usar a máquina de lavar louça, por favor entenda que essa não é uma forma suave de limpeza.

Os detergentes fortes, utilizados durante um longo tempo, poderiam vir a deixar fosco o acabamento exterior.

Lembre-se que você precisa reuntar a Panela depois de lavá-la com freqüência na máquina de lavar louça.

 

 

limpeza P (II)


 

 

 

 

P

 

Parede (Mofada)

Para eliminar o mofo numa parede basta lavar muito bem a área mofada com uma mistura de água e agua sanitária, (1:1) depois enxaguar com um pano úmido em água limpa e deixar secar.

Espere algumas semanas, se o mofo retornar, repetir a operação.

 

Pó muito concentrado

Se voce quer varrer uma area muito empoeirada e não quer espanhar todo essa poeira, experimente rasgar em pequenos pedaços um jornal velho.

A seguir molhe todos os pedaços de jornal e jogue pelo chão antes de começar a varrer.

O papel molhado irá absorver muito da poeira e da sujeira depositada no ambiente, è só varrer tudo (papel e poeira), e jogar no lixo.

 

Pincéis

1) Para que durem e façam um bom serviço, é necessário limpá-los logo depois de usados.
Com uma escova de pelos de aço, deve-se escovar vigorosamente de ambos os lados, o pincel embebido no diluente da tinta na qual foi usado.
O movimento é feito do cabo em direção ás pontas do pincel. Escovar o bastante até sentir que já esta macio e não contem mais vestígios de tinta.

A seguir fazer a mesma operação, com o pincel embebido em água com detergente neutro (sabão de coco), para retirar as ultimas impurezas e o diluente usado na lavagem anterior.
Pendurar ou deita-lo numa superfície plana.

2) Depois que usar os pincéis e rolos de pintura, use um amaciante de roupas no enxágüe final.
Os pincéis ficarão mais macios e flexíveis.

 

Pratos

Para deixar mais limpos os panos de prato, lave-os em água morna com um pouco de sal e vinagre.

 

Prata

1) Separe um pedaço de pano, que pode ser algodão ou flanela e um pouco de creme dental (desses brancos).
Aplique o creme no pano e esfregue na sua peça de prata.
Esfregue com força para facilitar a remoção da sujeira.

2) Se a prata for gravada, use o auxílio de uma escova de dente para remover a sujeirinha dos vãos.

3) Para brincos, anéis e correntes coloque água numa panelinha com um pedaço de sabão de coco e as peças que você quer limpar.
Ferva por alguns minutos, assoprando ou tirando do fogo quando a espuma subir.sua jóia ficará bem limpinha.
Fonte:SoFestas.com.br

 

Prata II

Uma solução simples para limpar prata é combinar aproximadamente um litro de água, em temperatura ambiente, com três colheres de sopa de bicarbonato de sódio e três colheres de sopa de sal em uma tigela.

Adicionamos um pedacinho de papel alumínio e imergimos a prata nesta solução. A prata vai brilhar de novo.

 

Prata III

Pasta de dente para limpar a prata.
Talheres e jóias de prata estão sempre escurecendo. Podemos clareá-los facilmente com uma pasta de dente.
Esfregamos a prata com a pasta até brilhar. Depois lavamos em água quente e enxugamos.

 

Prata - faqueiro

Para recuperar o brilho do faqueiro de prata guardado por muito tempo, mergulhe os talheres por dez minutos em uma solução de 01 litro de água fervente, 01 colher de sopa de sabão em pó e 02 colheres de amônia.

Depois, lave-os na torneira em água quente e, em seguida, em água fria. Fonte www.clecio.com.br

 

Pias - solução ecologica

Para limpar pias, despeje vinagre, deixe descansar durante a noite e enxágue pela manhã.

Para limpar bidês e vasos sanitários, aplique uma pasta de bórax (produto não tóxico disponível em farmácias) e suco de limão.

Deixe por algumas horas e dê descarga. Você pode fazer o mesmo usando vinagre.

 

Pia ou cuba de aço inox?

Use sempre o método mais simples para a limpeza diária: sabão ou detergente caseiro (neutro), aplicados com um pano macio ou esponja de náilon.

Nunca utilize na limpeza, e nem deixe sobre a pia ou cuba de aço inox, a esponja de aço comum: além de arranhar as partes polidas, ela deixa minúsculas partículas que podem vir a provocar manchas.

 

Pias e Cubas de aço inoxidável "transpiram"?

Esta pergunta está relacionada com o fato de, às vezes, serem encontradas gotas de água na parte inferior das pias.
Numa análise preliminar, podemos supor que duas situações poderiam ocasionar tal fenômeno:

a) deficiência de vedação em algum ponto entre a cuba e a pia, permitindo escoamento da água utilizada para o lado inferior da cuba;

b) o mais freqüente: condensação de umidade na superfície inferior da cuba. Se há presença de umidade no local onde a pia está instalada, seja por vazamento de água, seja pela alta umidade relativa do ar, quando esse vapor d'água entra em contato com a cuba, o metal que tem a superfície fria condensa a umidade, causando a sensação de que o material está transpirando.

É possível encontrar, por esse mesmo motivo, vidros de janelas e azulejos igualmente ''suados'' em dias quentes e com alta umidade.

 

Pixe e tintas

Para remover tintas e pichações do inox. Usar removedores de tintas alcalinos ou à base de solventes (álcool, acetona, água raz mineral, querosene, thinner, etc...).

Nunca use raspadores ou facas, para não arranhar o inox.

 

Plantas

Para limpar as folhas das plantas: A glicerina é uma das melhores substâncias para usar, se você quiser que as plantas fiquem com brilho.

Ponha umas gotas de glicerina num pano e passe nas folhas.

É muito melhor do que o óleo de oliva e maionese, uma vez que não deixa o pó se depositar.

 

Plásticos e Resinas

Lavar com água e sabão neutro ou limpar com esponja ou pano macios, limpos, afim de não arranhar o produto.

Não utilizar produtos químicos ou abrasivos.

 

Plastico Mesas e Cadeiras

Para remoção de pequenas manchas, preparar uma solução com 10% de qualquer branqueador ou vinagre e 90% de água.

Utilizar esponja macia ou um pedaço de tecido para esfregar na peça.

Não utilizar limpadores abrasivos.

 

Poltrona - Limpeza dos tecidos

Para limpeza dos tecidos use pano úmido com sabão de côco, os tecidos de poliester e lã poderão ser lavados, já os de poliuretano só poderão ser limpos a seco.

 

Persianas

Para limpar as persianas, para uma limpeza rápida, use um pano com álcool enrolado envolta de uma espátula.
Com facilidade você alcançara as laminas.

 

 

 

limpeza P (III)

 

P

 

Porcelana

Para tirar aquelas marcas que ficam nas bordas internas das xícaras de café ou de chá basta esfregar com um pano úmido e sal.

Piano

As teclas do piano ficam bem limpas se esfregá-las com um pano molhado com pasta de dente. Seque com um pano bem macio.

 

Pilhas - Vazamento, como limpar?

Pegue um recipiente e misture água e bicarbonato de soda (use luvas).

Pegue um trapo e molhe nesta mistura, enseguida passe (esfregue) sobre o local onde as pilhas vazaram.

Mas cuidado para não escorrer o liquido para dentro do aparelho, se for possivel vire-o de cabeça para baixo.

 

Pisos laminados

Manutenção: não usar cera nem produtos à base de silicone.

Para a faxina, pode-se utilizar um pano úmido bem torcido ou uma ou duas tampas de qualquer produto à base de amoníaco, cloro ou detergente neutro, desde que diluído em um litro de água.

No dia-a-dia, a limpeza deve ser feita com aspirador de pó ou vassoura de cerdas macias.

Freqüência: faxina semanal ou limpeza quando estiver sujo.

 

Pisos Ceramicos

Manutenção: para a limpeza diária, recomenda-se a utilização de água com detergentes neutros ou produtos de limpeza que não contenham ácidos ou cloro, como a água sanitária.

Para limpar rejuntes manchados, uma solução caseira é molhá-los com água e aplicar sobre o revestimento água sanitária e vinagre branco (à base de álcool) diluídos em água, deixando-os agir por dez minutos.

Se o rejunte estiver muito encardido, coloque só um pouco de saponáceo antes da escovação.

Esfregue com esponja macia ou escova, com o cuidado de não danificar o revestimento, e enxágüe a seguir.

Freqüência: faxina semanal ou limpeza quando estiver sujo.

 


Piso cerâmico com brilho
: Limpeza de manchas


TIPO DE MANCHA


LIMPEZA
EXEMPLO
Cimento e resíduos calcários Ácidos orgânicos diluídos em água
Ácido muriático diluído à10% *
Vinagre
Ferrugem Água sanitária e saponáceo
Ácido muriático à 10% *
Azeites Álcool etílico
Gorduras Bicarbonato e Água
Betume Acetona
Tintas Solvente específico Thinner, Varsol ...
Vinho, Cerveja Detergentes alcalinos Sabão em pó, Ajax
Iodo Amoníaco
Sangue Água oxigenada
Café, Chá, Sucos Detergente em água quente, após Água oxigenada
Tinta de caneta Acetona ou benzina
Graxas, óleo Água quente c/ detergentes alcalinos Sabão em pó, Ajax
Borracha de pneus Solvente orgânico ou saponáceo Aguarrás

*
Proporção de 10% ( 9 partes de água para 1 de ácido )



Obs. Não utilize ácidos muito agressivos, tais como o ácido clorídrico, sulfúrico, fluorídrico, oxálico, para a limpeza do Porcelanato polido, evitando-se assim alterações no brilho.

Fonte: Incepa Pisos Ceramicos


 

Dica: Não utilize ácidos muito agressivos, tais como o ácido clorídrico, sulfúrico, fluorídrico, oxálico,
para a limpeza do porcelanato polido, evitando-se assim alterações no brilho.

 

Piso cimentado (Poças de Óleo)

Se seu carro deixou cair um pouco de oleo sobre o chão da garagem, você pode retira-lo da seguinte forma:
Coloque uma porção de cimento em pó sobre a mancha. Deixe absorver o tempo que for necessário.. em seguida varra tudo para o lixo.

 

Piscinas

Roteiro para Tratamento de Piscinas

 

 

 

limpeza R / T

 

 

R / T

Ralos - solução ecologica

Para manter os ralos abertos, limpos e sem odor, não é necessário usar produtos corrosivos.
Basta manter os ralos desobstruídos e nunca usá-los para despejar óleo ou outras gorduras.

Se uma limpeza for necessária, primeiro coloque um quarto de copo de bicarbonato no ralo, depois adicione meio copo de vinagre e cubra o ralo por alguns minutos.
Enxágue com 4 litros de água quente e pronto.

 

Ralos

Para casos de entupimento graves de ralos, é indicado o uso de soda cáustica (hidróxido de sódio escamas), este deve ser feito apenas quando outras tentativas falharam e com muito CUIDADO.

Cuidado, libera calor e vapor corrosivo.

A soda cáustica é um produto muito corrosivo e pode causar queimaduras severas e irreversíveis na pele e nos olhos, também deve se ter um cuidado redobrado no seu manuseio e armazenamento, a ingestão do produto pode causar a morte.

• A soda cáustica não pode ser jogada diretamente no ralo, faça a diluição em um recipiente plástico resistente ao aquecimento, usando aproximadamente 100g do produto p/ 1 litro de água, mexa vagarosamente (para evitar respingos).

• Após completa diluição jogue diretamente no ralo, aguarde no mínimo 30 minutos p/ jogar água.

• Use utensílios de plástico resistente ao aquecimento, lave-os imediatamente com bastante água antes de reutilizá-los.

• Não utilize para o manuseio da soda cáusticas, recipientes utilizados para alimentos.

• Feche e guarde imediatamente em segurança a embalagem contendo o produto.

• Para manusear o produto é obrigatório o uso de luvas, máscara e óculos de proteção.
fonte: Quimidrol

 

Rótulos

Para remover rótulos, etiquetas adesivas, cola de esparadrapo e chicletes: Descole o máximo que puder.

Mergulhe a peça em água morna e esfregue com um pano macio. Se o adesivo persistir ou não puder imergir a peça em água morna, esfregue suavemente um pano macio embebido em álcool etílico ou solvente orgânico (benzina, hexano, éter etílico), se não sair molhe a superfície com o solvente e aguarde um minuto e tente a remoção.

Cuidado, nunca raspe a superfície com lâminas, espátulas ou abrasivos grossos.

Faça sempre um teste para observar se o solvente não estraga o material.
fonte:Quimidrol

Roupas - clarear I

Ingredientes :

4 litros de água,
1/2 kg de sabão em pó,
1kg de bórax ou ácido bórico (compra-se em farmácias).

Leve a água ao fogo. Quando estiver quente, junte o sabão em pó e mexa até dissolver.
Acrescente o ácido bórico ou bórax, mexa também até misturar tudo ( Não há necessidade de ferver a água ).

Espere esfriar, distribua em garrafas com tampa e guarde.

Quantidade para uso: para o tanque - 1 xícara (chá) bem cheia, para a máquina de lavar - 3/4 de xícara (chá)

 

Roupas - clarear II

Para branquear roupas, toalhas e panos. Coloque 50ml de hipoclorito de sódio em cada 20 litros de água.
Deixe a roupa de molho nessa solução por 30 minutos.
Então, inicie a lavagem no tanque ou máquina.

 

Roupas - Limpar e desengordurar golas e punhos

Faça uma mistura com amoníaco na proporção de uma colher (sopa) para 1 copo (250ml) de água.

Pegue o pano branco embebecido neste líquido e passe sobre a região da gola ou do punho que estiver engordurada, encardida.
Depois, lave bem com a água e o sabão de coco e coloque para secar.

Poderá também, passar detergente nas golas e punhos e esperar uma meia hora antes de lavar.

Para proteger sua roupa, facilitando na hora de lavar, polvilhe um pouco de talco nestas regiões que estão em contato direto com a pele, como é o caso das golas e punhos. O talco, vai evitar que o suor e a gordura da pele deixe sua roupa encardida e na hora de lavá-la não necessitará esfregar tanto, evitando também que fiquem puídas.

(veja tambem - vestuario/lavar_roupa, clique aqui)

 

Roupas

Para que suas roupas fiquem mais limpas do que nunca, adicione 50ml de amônia para 20L de água.

 

Rejuntes - ladrilhos do banheiro ou cozinha

Misture em um balde um litro de água e meio copo de água sanitária ou alvejante.
Molhe a escova na mistura e esfregue os rejuntes, um a um. Jogue água limpa em toda a área do piso ou azulejo.

Se ficarem resíduos de sujeira, aplique vinagre branco e água e espere alguns minutos. Esfregue a superfície com escova macia.
Lave a superfície com água limpa e seque-a com pano.

Para o rejuntamento não ficar encardido, faça essa limpeza a cada 15 dias.

 

Sanduicheira - Elétrica

1 - Após usar e antes de limpar, desligue da tomada e espere que o aparelho esfrie.

2 - Passe um papel toalha ou pano úmido na parte interna e nas bordas do aparelho.

3 - Se algum pedaço de comida estiver difícil de remover, pingue algumas gotas de óleo de cozinha sobre o mesmo e após 5 minutos estará amolecido e fácil de remover.

4 - Limpe a parte externa com um pano levemente umedecido tendo cuidado para que o óleo, gordura ou qualquer liquido não caia dentro dos orifícios de resfriamento.

5 - Nunca limpe o interior ou exterior do aparelho com substâncias abrasivas, panos ásperos, palha de aço, bombril ou outra coisa que possa danificar a superfície antiaderente ou o acabamento externo.

6 - Nunca coloque o aparelho dentro de água ou qualquer outro liquido.

 

Sofa - LIMPEZA RÁPIDA

Em estofados com tecidos de mistos ou de algodão puro é possível efetuar a limpeza rápida para evitar o aparecimento de manchas. Já sofás que sejam feitos em tecidos muito delicados, sintéticos de última geração ou couro, o ideal é procurar a ajuda de profissionais.

Algumas dicas são úteis para a limpeza:

Utilize sempre tecidos ou esponjas novas para limpar seus estofados.

Intervenha imediatamente após o problema pois isso ajuda na solução.

Para evitar sombras de manchas, limpe sempre a partir das bordas em direção ao centro da mancha.

Quando for utilizar solventes, jamais coloque-o diretamente no estofado, mas sim no tecido a ser utilizado para a limpeza.

Não apoiar ou sentar antes que o tecido esteja completamente sêco.

Para reviver o pêlo utilize uma escova macia.

 

Talheres

Um bom truque para que talheres ganhem nova vida, é deixa-los de molho em um recipiente com água, algumas gotas de água sanitária e um pouco de vinagre (ou álcool).

No dia seguinte é só enxaguar com bastante água, e eles brilharão novamente.

 

Tapetes

Para limpar tapetes e avivar suas cores, use um pano úmido no rodo molhado com bastante vinagre.

 

Tapetes (Traças)

Aproveite os dias quentes e secos para "bater" os tapetes.

Procure deixar os cômodos sempre bem ventilados e iluminados.

Tente eliminar focos de umidade, limpando manchadas de umidade com um pano umedecido em água e água sanitária .

 

Tecidos

A lavagem a seco é um processo de limpeza de roupa no qual as peças são embebidas em um líquido que não contém água.

Tecidos sintéticos (odores) - As fibras sintéticas mantém o cheiro da transpiração, mesmo depois de lavadas.

Para anular o cheiro mergulhe a roupa numa solução de água com uma colher de sopa de bicarbonato.
O melhor é fazer isso no último enxágue.

 

Telas de janelas

Com uma escova tire toda a sujeira da tela, depois escove os dois lados, com a escova embebida em água raz mineral.

Seque com pano limpo. Este método também protege contra a ferrugem.

 

Telefone I

Esfregue com um pano macio.
Se a sujeira não sair use um pano ligeiramente úmido de água e sabão neutro, passando logo a seguir um pano somente úmido, e secando em seguida.

Não use benzina, thinner ou qualquer abrasivo em pó.

No caso do telefone sem fio não esqueça de uma vez por mês de passar um pano seco nos contatos metálicos de recarga da bateria.

 

Telefone II

Limpe seu telefone esfregando com álcool etílico e ele ficará reluzente.

 

Torneira e acessórios cromados do banheiro

Economize tempo e dinheiro usando um pano embebido em água raz mineral para remover a nata do sabão rapidamente, e o odor da água raz mineral desaparecerá em pouco tempo.

 

Tijolos (aparentes)

Se você tem em sua casa tijolos aparentes que através dos anos ficaram sujos e cheios de limo, saiba que pode limpa-los com uma mistura de 30% de cloro e 70% de água, e uma boa vassoura piaçava.

Molhe a vassoura e esfregue bem a área em questão. Depois deixe secar.

Caso perssistam algumas manchas, tente retira-las esfregando com lixa para parede nº 36.

 

Tintas e cola

Para remover tintas respingadas nas janelas e na madeira, use acetona ou quimsolv (solvente a base de acetona e álcool etílico).
Deixe ficar uns poucos minutos, esfregue com um pano e lave com espuma de sabão feita em água morna.
Geralmente a tinta desaparece, mesmo que seja antiga.

A acetona é muito utilizada como removedor de esmalte, na limpeza de equipamentos e pincéis com resíduos de resina e na remoção de cola tipo “super bonder”.

 

Tintas

É muito variada a gama de tintas e o comportamento que esta poça ter com o material em contato, deve-se testar a remoção com o solvente disponível, pode ser empregado álcool etílico, acetona, acetato de etila, benzina, água raz mineral, essência de terebintina, xilol, querosene, etc...

 

Tintas e pichações no inox

Usar removedores de tintas alcalinos ou à base de solventes (álcool, acetona, água raz mineral, querosene, thinner, etc...).

Nunca use raspadores ou facas, para não arranhar o inox.

 

Tintas (maos e rosto)

Para remover tinta das mãos e do rosto, utilize vaselina líquida especial, é o melhor jeito de remover tinta, porque não queima a pele, esfregue a vaselina no local.

Antes de pintar, cubra sua unhas com sabão em barra, para ser mais fácil de limpa-la depois.

Taco e Tábua Corrida

Os instrumentos necessários para limpeza de piso de taco ou tábua corrida são vassoura de pêlo e pano umedecido.
Se preferir, use também uma solução de álcool ou desinfetante (na proporção de uma tampa por litro de água).

A cada um ou dois meses, passe cera líquida e água (utilize a proporção bem diluida, especificada na embalagem da cera).

Não use solventes como aguarrás e thiner.

 

 

limpeza U / V

 

 

 

U / V

 

Urina de animais domésticos

Secar o local com um jornal, passar um pano úmido e depois vaporizar mistura de vinagre com água em proporção mais forte para o vinagre.
Mais vinagre para urina de gatos.

 

Utensilios de cozinha

Utensílios de plástico (bacias, tábuas de carne, etc...) Limpe os utensílios com uma solução de 50ml de hipoclorito de sódio para cada 2 litros de água, deixe por 10 minutos, depois enxágüe com bastante água.

Esta solução também pode ser usada para eliminar odores de panelas e pratos.

Nunca deixe utensílios metálicos de molho.

 

Vasilhames de Plástico

Para retirar qualquer cheiro forte que tenha ficado no plástico.

Mergulhe os vasilhames em água com bicarbonato de sódio, e deixe por vários minutos, depois lave normalmente...

 

Velas

Limpe as velas com um pouco de algodão embebido em álcool.

Se colocar as velas por algumas horas no congelador, elas queimarão mais lentamente e por igual.

Para limpar a cera dos castiçais, coloque-o na geladeira por uma hora... Sairá bem mais fácil ! Ou então limpe-o com água bem quente e seque com papel absorvente.

 

Ventilador

Desligue da tomada.

Corpo - Use um pano macio levemente umedecido . Não use benzina, thinner ou outros solventes.

Hélice - Use um aspirador para limpa-la. Em caso de sujeira mais forte e que não saia facilmente, use uma escova. Não use benzina ou outros solventes.

Tome cuidado com óleos. Não os coloque em contato com as partes plásticas do ventilador.

 

Vidros

Limpando janelas e espelhos: para limpeza de rotina, use três colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente.

Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão.

Para secar superfícies, utilize tecido de algodão reutilizado ou jornais velhos.

 

Vidro jateado I

Em vidros com impressão.

Não usar produtos com solvente ou com amoníaco.

Evitar batidas que possam alterar a estrutura molecular do vidro.

Para eliminar o problema de manchas de gordura (dedo) em vidros jateados basta aplicar uma solucao de 50% Alcool 95º + 50% de Silicone (aquele para passar no carro).
Aplicar 2 a 3X esperando secar entre cada aplicacao...

O Jateado vai ficar com aparencia mais escura. Deve-se aplicar a solucao a cada 6 a 12 meses.
Contribuição de Rafael Scheeffer - fonte: Vidracaria Alemã - Blumenau-SC

 

Vidro jateado - II

Na face lisa utilize pano macio umedecido com álcool ou limpa vidros.

Na face porosa utilize uma esponja macia umedecida com água e sabão neutro.

Para retirar o resíduo de sabão utilize um pano macio úmedecido com água.

 

Vidro cristal

I - Pano macio umedecido com álcool ou limpa vidros.

II - Limpar com álcool e detergente neutro ou produtos indicados para limpeza de vidros, usando pano limpo macio.

Não utilizar produtos abrasivos. O vidro temperado apresenta maior sensibilidade a contrastes frio / quente.

 

Vidro das Janelas

Da próxima vez em que for limpar janelas, acrescente à água um pouco de vinagre.

Use um pano ou uma esponja e depois dê brilho com jornal amassado.
O resultado será surpreendente.

 

Vaso sanitário

Para que o fique sempre impecavelmente esterilizado ponha dentro do vaso meio copo de bicarbonato de sódio e meio de vinagre;

10 minutos mais tarde ponha água fervendo e deixe.

 

Vassoura

- Para dar mais vida a uma vassoura velha:

Mergulhe a vassoura dentro de um balde de agua quente e com uma colher de sobremesa de sal.

Deixe-a de molho durante algumas horas e, depois deixe secar e estará renovada para enfrentar o trabalho...

 

- "Restaure" suas vassouras velhas, de pêlos embaraçados e irregulares.

Coloque-as por alguns minutos em vapor de água fervente.

 

 

 

Lajota

Para deixar a lajota sempre bonita, primeiro limpe bem o piso com água e sabão retirando qualquer mancha ou poeira.

Deixar secar . Para dar brilho, aplique semanalmente uma camada de cera líquida incolor ou no tom da lajota.

Depois de duas horas, lustrar a superfície com uma enceradeira.

Quando a lajota estiver muito opaca, é possível ainda usar óleo automotivo queimado.

Espalhar com uma estopa, inclusive nas juntas, retirando a porosidade do piso.

Deixar secar por um dia e refazer o tratamento.

Não esqueça que este óleo tem "cheiro" e é "tóxico". Mantenha crianças e animais longe do local de trabalho.

 

.

Ardosia

Para recuperar ou proteger dando um brilho discreto ao chão de ardósia com óleo queimado (oleo de automóvel, usado).

 

1 - aplique uma solução de ácido muriático e água, na proporção de 1 para 10 (se for para remover a sujeira logo após a colocação ou ara fazer uma limpeza profunda).
Se necessário use uma espátula.

2 - aplique uma de mão de óleo queimado, espalhando de maneira igual, com um pano, escova, etc. (pode ser repetido sempre que você achar necessário).
A pedra irá absorver o óleo que necessita, o excedente pode ser retirado com um pano (se for pouca quantidade) ou serragem jogada no chão e varrida .

3 - Por ultimo aplique cera incolor e seu chão de ardósia estará protegido contra manchas, com brilho e uma excelente aparência.

 

Não vamos esquecer que também existe uma resina apropriada para ardósia (qualquer loja de material de construção) que protege e dá um brilho mais forte

Última atualização em Sáb, 18 de Agosto de 2012 15:42  

Aluguel de Equipamentos

Venda de Equipamentos

Ferramenta de Desbaste e Polimento

Peças de Equipamentos de Limpeza e Polimento

engrenagem_heliecoidal_nylon_sistema_de_bucha.jpg

Equipamentos Finiti

Equipamentos Finiti
Locação, assistência técnica e venda de peças para equipamentos de limpeza profissional. Para locação dos equipamentos, entrar em contato com a Localimp Assistência Técnica e Locações Ltda localimp@localimp.com.br telefones 11-3337.06.07 fixo 11-983.48.57.63 tim 11-974.23.05.73 vivo 11-966.07.09.59 11-960.98.67.44 nextel 70.01.36.24 radio id 112*52313

Peças e Equipamentos de Limpeza

Aluguel de Equipamento de Limpeza

Aluguel Equipamentos de Limpeza
Aluguel de Equipamentos de Limpeza Para locação dos equipamentos , entrar em contato com a Localimp Assistência Técnica e Locações Ltda localimp@localimp.com.br telefones 11-3337.06.07 fixo 11-983.48.57.63 tim 11-974.23.05.73 vivo 11-966.07.09.59 11-960.98.67.44 nextel 70.01.36.24 radio id 112*52313

Anuncio 1

Anuncio 1
Produtos para limpeza profissional

Cortadoras de Pisos

Alisadoras de Pisos

Polidoras de Pisos

Polidora de Piso
Para anunciar Polidoras de Piso - portal@euseiquemtem.com.br

Lixadeiras para Pisos

Anuncio 2
Produtos para limpeza profissional

Tratamento de Pisos

Polimento de Pisos


Notícias Rápidas

With a library of thousands of free Extensions, you can add what you need as your site grows. Don't wait, look through the Joomla! Extensions library today.