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Home TIPOS DE PISOS Calçadas

Calçadas

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calçadas - I   ( pag. em construção )


 

 

Padronização das faixas do passeio

 

 

- 1a Faixa (de serviço): é destinada a colocação de mobiliário urbano, árvores, rampas de acesso, poste de iluminação e sinalização de trânsito.

- 2a Faixa (livre): deve ser plana e desobstruída, destinada a circulação de pedestres.

- 3a Faixa (de acesso aos lotes): faixa opcional para calçadas com mais de 2,00 metros de largura, em frente ao lote onde poderá estar: vegetação, propaganda móvel e mesas de bar desde que não impeça o acesso aos imóveis.

 

 

 

- Uma terceira questão importante envolve os materiais permitidos.
A antiga legislação definia três tipos de materiais como regulamentados: mosaico português, ladrilho hidráulico e o “cimentado”, e permitia outros materiais mediante aprovação da prefeitura (cidade de São Paulo - programa PASSEIO LIVRE - www.prefeitura.sp.gov.br/passeiolivre) algo que de fato não ocorria, resultando em uma falta de padrão e continuidade do piso nas ruas da cidade.

 

Com o atual Decreto, ficam permitidos somente os seguintes tipos de piso:
bloco intertravado, placa pré-moldada de concreto, ladrilho hidráulico e concreto liso ou estampado.

 

os demais pisos não podem ser usados e o granito e o mosaico português ficam restritos aos locais históricos onde já estão incorporados à paisagem. Com isso, gradativamente deverá diminuir a diversidade de materiais e, conseqüentemente, teremos uma maior continuidade do passeio.

calçadas - II


Como ficam as esquinas?

A esquina é o ponto principal de uma calçada e portanto precisa estar desobstruída para permitir a circulação e a permanência de pedestres.

 

A esquina deve estar sempre desobstruída.

 

Portanto o mobiliário de grande porte, como banca de jornal, deve ficar há 15 metros do eixo da esquina e o mobiliário de tamanho pequeno ou médio, como o telefone público ou caixa de correio, deve estar a 05 metros.

 

calçadas - IlI


 

 

Piso tátil de alerta

Piso tátil de alerta é um recurso que auxilia a pessoa portadora de deficiência visual quanto aos seu posicionamento na área da calçada.
Ele deve ser instalado em áreas de rebaixamento de calçada, travessia elevada, canteiro divisor de pistas ou obstáculos suspensos.

 

 

 

Onde fica o rebaixamento das calçadas?

As rampas de rebaixamento de calçada devem estar juntas às faixas de travessia de pedestres como um recurso que facilita a passagem do nível da calçada para o da rua, melhorando a acessibilidade para as pessoas com: mobilidade reduzida, empurrando carrinho de bebê, que transportam grandes volumes de carga e aos pedestres em geral.

 

Nos rebaixamentos de calçadas, em cor contrastante com a do piso, com largura de 0,25 a 0,50m, afastada 0,50m do término da rampa.

 

 

O que fazer se a minha calçada tiver uma largura menor que 1,90?

Consulte a prefeitura da sua região para que um técnico avalie a situação da sua calçada.

 

 

Sistemas adequados para a construção de calçadas

Pavimentos intertravados

Pavimento de blocos pré-fabricados de concreto, assentados sobre camada de areia, travados através de contenção lateral e pelo atrito da camada de areia entre as peças.

 

Placas pré-moldadas de concreto

Placas pré-fabricadas de micro-concreto de alto desempenho, para aplicação assentada com argamassa sobre base de concreto, ou removível, diretamente sobre a base ou como piso elevado.

 

Concreto Moldado IN LOCO – CONCRETO ESTAMPADO

A calçada de concreto pode ser executada com concreto moldado in loco de modo convencional, quando o concreto, produzido em central ou na própria obra, é simplesmente desempenado e vassourado. Já o concreto estampado consiste no uso de fôrmas para estamparia e produtos de acabamento especiais, podendo-se reproduzir cores e texturas variadas.

 

Ladrilho Hidráulico

Placa de concreto de alta resistência ao desgaste para acabamento de pisos, assentada com argamassa sobre base de concreto.

calçadas de Cimento


 

 

Calçada de cimento como fazer

Comece pela compactação do solo sobre o qual vai ser construída a calçada.

Em seguida, faça o contrapiso com uma camada de concreto magro de 3 cm, no mínimo.

Não faça o contrapiso nos locais que serão usados como canteiro de flores ou grama. O contrapiso deve ser compactado e nivelado.
Uma maneira rápida e econômica de fazer o piso da calçada é usar uma camada de concreto de 5 cm de espessura.
Nas entradas de carro, essa camada deve ter 7 cm.

Coloque ripas de madeira no sentido da largura da calçada, a cada 1,50 m.
Essas ripas devem ficar aparentes na calçada e vão funcionar como juntas, evitando rachaduras.

Se a calçada tiver mais de 1,50 m de largura, também será preciso colocar uma ripa de madeira no sentido do comprimento. Essas juntas não devem ser desencontradas.

Não esqueça do caimento da calçada para evitar água empoçada.

Em calçadas planas, o caimento deve ser de 1 cm para cada metro de largura da calçada.

Em ladeiras, o piso da calçada deve ter a superfície áspera.
fonte:abcp.org

 

 

Calçada de Cimento colorido

Fazer uma mistura com a seguinte proporção:

1 parte de cimento, 2 partes de areia media, 2 partes de brita.

Exemplo: 10 latas de cimento, 20 latas de areia media, 20 latas de brita 1 lata de pigmento Pó Xadrez®.

 

Preparar a área de aplicação com quadros de 1,5 x 1,5 m com separadores de madeira ou de plástico (para evitar trincas) e limpar a superfície antes de rolar o concreto.

Misturar tudo numa caixa de madeira ou recipiente apropriado.

Mexer bem ate toda a mistura estar com cor constante;

Preparar a área com limpeza e separadores de madeira ou plástico (1,5 x 1,5m), adicionar água necessária para o concreto e aplicar.

 

calçadas de Concreto


 

 

Calçada de Concreto

A calçada pode ser executada em concreto moldado in loco.

Ele pode ser “vassourado” ou receber estampas coloridas. Neste caso o piso recebe um tratamento superficial, executado no mesmo instante em que é feita a concretagem do pavimento, enquanto o concreto ainda não atingiu início de pega.

O processo consiste em, através do uso de ferramental adequado, formas para estamparia e produtos de acabamento especiais, reproduzir cores e texturas variadas.

Especificação técnica

• resistência à compressão: mínima de fck 20 Mpa

• modulação: estampagem em módulos de 1,20 m.

• espessura: 5 a 6 cm. p/ pedestre, 8 a 10 cm. p/ veiculos leves e conforme projeto p/ veículos pesados

• acabamento superficial: diversidade de texturas e cores

• armadura: telas de aço soldadas

• base: terra compactada c/ camada separadora de brita

 

Manutenção

limpeza: Jato de água e sabão neutro

• remoção: o piso é cortado de acordo com a modulação e refeito in loco com os mesmos produtos e estampas do existente.

 

Desempenho

durabilidade: elevada, desde que respeitadas as características do produto, modo de instalação e de manutenção

• drenagem: superficial

• conforto de rolamento: a superfície deve proporcionar, ao mesmo tempo, facilidade de tráfego e superfície antiderrapante

• liberação ao tráfego: 24 h p/ tráfego leve de pedestres a 48 h. p/ tráfego de veículos leves

 

calçadas com Concreto Estampado


 

 

Concreto MOLDADO IN LOCO – Concreto Estampado

A calçada de concreto pode ser executada com concreto moldado in loco de modo convencional, quando o concreto, produzido em central ou na própria obra, é simplesmente desempenado e vassourado.

Já o concreto estampado consiste no uso de fôrmas para estamparia e produtos de acabamento especiais, podendo-se reproduzir cores e texturas variadas.

Especificação

Resistência à compressão do concreto:
fck > 20 MPa.

 

Espessura do concreto:
Tráfego de pedestres: 5 a 6 cm.
Passagem de veículos leves: 8 a 10 cm.

 

Base:
solo compactado com camada separadora de brita.

 

Armadura da base:
somente para tráfego de veículos– CA-60 (4,2 mm, malha 10 x 10 cm).

 

Juntas:
são executadas em concordância com a modulação de estampagem. Devem ser previstas juntas de controle e de execução da obra.

 

Acabamento superficial:
diversidade de texturas e cores.

 

Características

Durabilidade:
elevada durabilidade, desde que respeitadas as características do produto, o modo de instalação e de manutenção.

 

Conforto de Rolamento:
adequado ao tráfego de cadeirantes e deficientes visuais, devendo-se evitar texturas irregulares.

 

Antiderrapante:
o acabamento superficial deve apresentar rugosidade adequada para evitar escorregamentos.

 

Drenagem:
apenas superficial.

 

Tempo para liberação ao tráfego:
24 h para tráfego leve de pedestres e 48 h para tráfego de veículos leves.

 

Limpeza:
jato de água e sabão neutro.

 

Consertos:
o piso é cortado de acordo com a modulação e refeito in loco com os mesmos produtos e estampas do existente.

 

calçadas com Placas de Concreto


 

 

Placas de Concreto

Placas pré-fabricadas de micro-concreto de alto desempenho, para aplicação assentada com argamassa sobre base de concreto, ou removível, diretamente sobre a base ou como piso elevado.

Especificação


Resistência à tração na flexão da placa:
fctm > 3,5 MPa.

 

Espessura da placa para tráfego de pedestres:
Placas fixas: > 2,5 cm.
Placas removíveis: > 3,0 cm.

 

Base:
Placas fixas: utilizar concreto magro com espessura de 3 a 5 cm.

 

Placas removíveis:
brita graduada simples ou bica corrida compactadas sobre subleito também compactado.

 

Armadura da base:
somente para tráfego de veículos– CA-60 (4,2 mm, malha 10 x 10 cm).

 

Assentamento:
Placas fixas: assentadas com argamassa de consistência seca (“farofa”) sobre a camada de base.
Placas removíveis: assentadas sobre uma camada de pó de brita com 3 a 4 cm de espessura sobre a base.

 

Junta:
Placas fixas: podem ou não ser rejuntadas.
Placas removíveis: não devem ser rejuntadas.

 

Acabamento superficial:
diversidade de cores, formatos e texturas.

 

Características

Durabilidade:
elevada durabilidade, desde que respeitadas as características do produto, o modo de instalação e de manutenção.

 

Conforto de Rolamento:
adequado ao tráfego de cadeirantes e deficientes visuais.

 

Antiderrapante:
o acabamento superficial deve apresentar rugosidade adequada para evitar escorregamentos.

 

Drenagem:
mediante projeto específico, para esta finalidade, utilizando-se placas drenantes.

 

Tempo para liberação ao tráfego:
Placa fixa: no mínimo após três dias.
Placa removível: imediato.

 

Limpeza:
jato de água e sabão neutro.

 

Consertos:
Placa fixa: pontual, podendo ser necessária a substituição da placa.
Placa removível: fácil remoção e reaproveitamento das placas.

 

calçadas com Ladrilho Hidraulico


 

 

Ladrilho Hidraulico

Placa de concreto de alta resistência ao desgaste para acabamento de pisos, assentada com argamassa sobre base de concreto.

Especificação

.Resistência à tração na flexão:
valor individual > 4,6 MPa e média > 5,0 MPa.

 

Espessura da placa:
Tráfego de pedestres: > 20 mm (verificar formato da peça e tipo de assentamento).

 

Base:
utilizar concreto magro com espessura de 3 a 5 cm.

 

Armadura da base:
somente para tráfego de veículos– CA-60 (4,2 mm, malha 10 x 10 cm).

 

Assentamento:
as placas são assentadas com argamassa de consistência seca (“farofa”) ou argamassa colante sobre a camada de base.

 

Juntas:
as juntas entre as placas devem ser rejuntadas com argamassa de rejuntamento.

 

Acabamento superficial:
diversidade de texturas e cores.

 

Características

Durabilidade:
elevada durabilidade, desde que respeitadas as características do produto, o modo de instalação e de manutenção.

 

Conforto de Rolamento:
adequado ao tráfego de cadeirantes e deficientes visuais.

 

Antiderrapante:
as placas de concreto apresentam rugosidade adequada para evitar escorregamentos.

 

Drenagem:
apenas superficial.

 

Tempo para liberação ao tráfego:
no mínimo após cinco dias, sendo três dias para cura da base e dois dias para cura da argamassa de assentamento.

 

Limpeza:
jato de água e sabão neutro.

 

Consertos:
executados pontualmente, podendo ser necessária a substituição da placa.

calçadas com Intertravados


 

 

Pavimento Intertravado

Pavimento de blocos pré-fabricados de concreto, assentados sobre camada de areia, travados através de contenção lateral e pelo atrito da camada de areia entre as peças.

- Nivelamento e compactação do subleito (terreno).

- Instalação das contenções laterais, nivelamento e compactação da base.

- Espalhamento e nivelamento (sarrafeamento) da areia de assentamento.

- Colocação das peças de concreto, alinhamento, cortes e ajustes.

- Compactação inicial, revisão, ajustes, espalhamento de areia, rejuntamento e compactação final.

- Limpeza e liberação ao tráfego.

 

 

Especificação

Resistência à compressão:
fpk > 35 MPa.

 

Espessura da peça para tráfego de pedestres:
6 cm.

 

Base:
utilizar brita graduada simples ou bica corrida compactadas sobre subleito também compactado.

 

Armadura da base:
não utiliza.

 

Assentamento:
as peças de concreto são assentadas sobre uma camada de areia média com 3 a 5 cm de espessura, disposta sobre a camada de base.

 

Juntas:
as peças devem ser rejuntadas com areia fina.

 

Acabamento superficial:
diversidade de cores, formatos e texturas.

 

Características

- Durabilidade:
elevada durabilidade, desde que respeitadas as características do produto, o modo de instalação e de manutenção.

- Conforto de Rolamento:
adequado ao tráfego de cadeirantes e deficientes visuais.

- Antiderrapante:
as peças de concreto apresentam rugosidade adequada para evitar escorregamentos.

- Drenagem:
mediante projeto específico, para esta finalidade, utilizando-se blocos especiais.

- Tempo para liberação ao tráfego:
imediato.

- Limpeza:
jato de água e sabão neutro.

- Consertos:
fácil remoção e reaproveitamento das peças.

Última atualização em Sáb, 18 de Agosto de 2012 16:09  

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